Quadrado de um número - (diferente)

Matemática – Elevando um número ao quadrado (diferente):

Uma nova forma de elevar um número ao quadrado que ora surge e vos mostro em primeiríssima vez, nesta presente data e neste instante, e com a devida vênia, posso até chamar de avant-première, assim, honra-me apresentar aos caríssimos e fiéis leitores do Recanto das Letras e a todos seus imaginativos escritores assinantes. Pode até não ser um invento tecnologicamente revolucionário para o momento, no entanto é um novo modelo para se calcular o produto de dois números iguais entre si, elevando-se ao quadrado. Para quem ainda continua exercitando este tipo convencional de operação matemática, na hipótese de fazer opção por este invento, logo que dominar essa nova técnica vai notar que é mais fácil do que a forma de multiplicação convencional, até por que têm muitas operações em que o operador apenas vai repetindo os números que já se encontram acima, enquanto o último número à esquerda e que se mostra no plano superior corresponde ao valor do número que “vai” ou que “vão”, aí, é só somar como se faz na multiplicação clássica que anteriormente todos nós aprendemos. Portanto, quanto maior for o total de algarismos ou números mais facilmente poderemos encontrar o resultado. Se, o total de algarismos tende ao infinito, mais prontamente nos vem o resultado e já com a prova dos “nove fora”.

O trabalho ora apresentado que foge um tanto do gênero deste site, onde reinam as letras e seus encantos poéticos com profusão criativa e inspiração célica, mas não é estranho, pois letras e números, se não rimam entre si, conservam-se em harmonia, enquanto se complementam, pois os números são escritos com letras e as letras do alfabeto que têm uma ordem nas suas colocações também podem ser expressas por números.

Este trabalho é o resultado de um singular estudo persistente ou de uma dedicação levada a efeito há muito tempo, há muitas décadas, mas nunca tornado público, e agora o faço com muito orgulho e apresento a tantos quanto tenham interesse em conhecer outro paradigma ou desenvolver como criatividade, digamos, atual.

Aos professores os meus cumprimentos e aos alunos da vida, o meu entusiasmo de seguidor da inspiração. Saudações a todos.

Presumo desnecessário dispor a regra da multiplicação, apenas segue a ordem da operação.

Vejamos um número qualquer para a operação de elevar ao quadrado:

Exemplo nº 01:

( 6458²)

6458² = (6458 x 6458) = 41705764

Iniciando a operação:

8 x 8 .................................................................64

5 x 8 ..............................................................40..

5 x 58 ...........................................................290..

4 x 58 .........................................................232....

4 x 458 .....................................................1832....

6 x 458 ...................................................2748......

6 x 6458 ...............................................38748......

SOMA . . . . . . . . . . . . . . . 41705764

Quadrado . . . . . . . . . . 41705764

Obs – quando o último número no dispositivo acima for 0 (zero), colocar outro zero à frente; quando o último algarismo for 1,2 ou 3, sempre colocar o algarismo zero à frente do produto da primeira multiplicação.

Exemplo nº -2

(6.709²)

6709² = (6709 x 6709) = 45010681

Iniciando a operação:

9 x 9 ................................................................... 81

0 x 9 ....................................................................0.

0 x 09 ................................................................00.

7 x 09 ..............................................................63...

7 x 709 .......................................................4963...

6 x 709 ......................................................4254.....

6 x 6709 ..................................................40254.....

SOMA . . . . . . . . . . . . . . . . .. . 45010681

Quadrado . . . . . . . . . 45010681

OBS: A prova: em todos os exemplos acima, extrair a raiz quadrada de cada produto disposto na ordem ímpar (podendo ser ou não quadrado perfeito), a partir do primeiro produto e que corresponde ao último algarismo do valor que foi elevado ao quadrado. O resultado desta extração representa cada algarismo que forma o valor total do número que foi elevado ao quadrado. Vejamos:

Exemplo nº 01:

Números da ordem ímpar:

64 – ( 8 x 8 ) - representa o último algarismo................(8)

29 – ( 5 x 5 ) - representa o penúltimo algarismo .......(5)

18 - ( 4 x 4 ) - representa o algarismo ..................(4)

38 - ( 6 x 6 ) - representa o primeiro algarismo ...(6)

Nº ( 6458 )

Exemplo nº 02:

Números da ordem ímpar:

81 - (9 x 9 ) - representa o último algarismo ..................(9)

00 - ( 0 x 0 ) - representa o penúltimo algarismo .........(0)

49 – ( 7 x 7 ) - representa o algarismo .....................(7)

40 - ( 6 x 6 ) - representa o primeiro algarismo .....(6)

Nº ( 6709 )

mdsweb@uol.com.br