Tarde Azul

O que é uma tarde de céu limpo e azul?

Uma oportunidade.

Oportunidade para tirar a cadeira do canto empoeirado e levá-la para aproveitar o Sol; para cegar-se com o majestoso azul do céu; para sentir-se tão pequeno e, ao mesmo tempo, sentir que nada existiria sem você; para chamar um bom amigo para conversar.

O que é uma tarde de céu limpo e azul com um amigo para conversar?

Uma manobra.

Manobra para escapar da loucura pois há tanto já está só; para fazer fluir os pensamentos e apreciar devidamente o silêncio; para fazer feliz este céu que adora uma platéia volumosa; para sentir-se único, mas nunca singular; para tirar da aposentadoria os velhos discos de Vivaldi.

O que é uma tarde de céu limpo e azul com um amigo para conversar ao som de Vivaldi?

É o descansar.

Descansar de nossas vidas agitadas; de nossas canetas que tantos escrevem; de nossas mentes e bocas que tanto filosofam; de nossos ombros que tanto peso carregam; de nossas adagas e armas imaginárias que alimentam nossa sede de sangue; da depressão que não avisa quando chega e muito menos quando vai embora.

Não importa se no quintal ou varanda de casa, onde se tem a certeza do amanhã; ou se num calmo e bonito cemitério, na companhia daqueles que já não podem mais acompanhar; ou se num parque cheio de árvores e flores, onde o ar é mais limpo e a visão tem mais cores; ou quem sabe no alto de um prédio, na falsa soberania sobre a cidade e a poluição que já fazem parte de nós. Não importa nem mesmo se o céu está limpo e azul, nem se você trouxe seu amigo para conversar, muito menos se está tocando Vivaldi.

Pois quando não se pode ir de corpo para uma tarde azul, ao menos sua mente ainda poderá levar-lhe lá. Por isso, nunca deixe que sua mente enferruje como as estruturas dos velhos prédios, que seja parasitada como as mais altas árvores, que morra junto às gerações mais antigas, que se resolva se aposentar e não lhe permita mais sair de casa, mesmo sem sair de casa.

Para se apreciar uma boa oportunidade, uma boa manobra e um bom descansar, não é preciso ser oportunista, nem manobrista e muito menos estar descansando. Para apreciar uma boa tarde de céu limpo e azul, não é preciso nem ser uma tarde de céu limpo e azul.

São apenas detalhes, deixe que sua mente se encarregue deles.

Pois, afinal...

O que é uma tarde de céu limpo e azul?