Acerca do Movimento "Rolezinho"

Confesso que não sei o que há de errado em um jovem oriundo das classes menos abastadas frequentar um shopping. Vivemos num país democrático e que se coloca contra todos os tipos de preconceito. O fato de um grupo de jovens pobres se reunirem num estabelecimento comercial não é indicativo de que eles irão cometer crimes lá dentro.

A questão é que o shopping sempre foi o símbolo maior da elite, local que deve ser frequentado por pessoas brancas e abastadas. Local blindado, onde as mulheres ricas esbanjam as suas roupas e o seu consumismo. Nesse sentido, o fenômeno "Rolezinho" desconstrói esses valores e promove a abertura dos centros comerciais para os jovens pobres e negros do nosso país.

E, assim, utilizando-se dos preceitos constitucionais "do direito de ir e vir" e do "direito à reunião e à associação", eles adentram esses estabelecimentos comerciais e usufruem dos ambientes que sempre lhes foram renegados. Recuperando, dessa forma, a sua cidadania e a sua dignidade.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 20/01/2014
Reeditado em 20/01/2014
Código do texto: T4656620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.