Valores

Hoje eu tive o desprazer de passear em um Shopping.

Sim, desprazer, não escrevi errado, nem me equivoquei com o termo usado.

Não gostei.

Não do local, muito limpo, com decoração moderna, tudo claro e de muito bom gosto.

Tudo de melhor que o dinheiro pode pagar.

Mas como já constatei em outras ocasiões, dinheiro compra e paga muitas coisas, mas nunca educação.

Educação que meus pais diziam, vem de berço.

Educação, gentileza, amabilidade que dinheiro nenhum ensina.

Valores que dinheiro não compra.

E o mais estranho, é perceber essa falta de gentileza, num local de muito dinheiro, mas por pessoas não tão abastadas.

Seria a convivência com pessoas rudes e estupidas um fator contagiante?

Ou sou eu a estupida, por esperar sorrisos e gentileza mínima.

Talvez, essa seja a denominação de "Status".

Não sorrir, não ser agradável, não demonstrar amabilidade.

Esse será o requisito básico para se estar "integrada" em tal ambiente de luxo e beleza?

Talvez, afinal, "isso não me pertence"....

Lembro-me da mãe de uma amiga da escola que um dia foi em casa.

Ela, como sua filha havia me dito, era bem pobre, trabalhava em uma fábrica, na qual fez de tudo para conquistar o dono, um homem muito rico e educado, com o qual se casou... O pai de minha amiga.

Ela, a mãe, dizia que "em Itu so se via gente feia, que nada como andar pela Rua Augusta, em São Paulo, para se ver elegância."

Sua filha, dizia que sua mãe tentava imitar as madames, e muitas vezes faltava com a educação.

Nós eramos crianças ainda, mas isso sempre ficou na minha mente... Demonstrar que tem dinheiro é ser esnobe, rude e descortês?

E minha mãe me ensinou. Educação vem de berço, independente do dinheiro que se tem.

E isso se demonstra pelo modo que se trata as pessoas, seja um gari, seja um doutor, seja uma criança ou um idoso.

Educação é diferente de instrução.

Como segurar adequadamente um garfo ou que copo usar, isso é irrelevante.

É assim que fui educada, é assim que trato as pessoas, independente de sua conta bancária.

E se um dia eu estiver no mesmo nível social, não vou deixar de ser amável só porque o "ambiente remete a "cara fechada" para parecer mais chic ou demonstrar status".

Riqueza para mim, está na maneira que tratamos as pessoas ao nosso redor.

E um sorriso sincero é a maneira mais simples de sermos amáveis.

Regina Guarnieri
Enviado por Regina Guarnieri em 28/01/2014
Código do texto: T4668488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.