Autossuficiência ou Autoconfiança?

Certa situação fez com que eu ponderasse sobre o que é ser autossuficiente e o que é ser autoconfiante. Há pessoas que, com uma "carapaça de intelectualidade", revestem sua soberba, arrogância, pedantismo, orgulho e vaidade. Em geral, elas "se acham", e "se sentem" sempre superiores aos outros. Amam julgar, "analisar" e expor os demais a situações humilhantes e desconfortantes. Elas confundem autonomia com autossuficiência. Também são falsas, daquele tipo que "joga a pedra, mas esconde a mão". Outro detalhe: Nunca toleram os erros alheios e fazem "uma pulga virar um elefante", isto é, aumentam a dimensão dos problemas. No fundo, são pessoas infelizes.

Bem diferente disso, são as pessoas autoconfiantes. Essas, sim, são autênticas, acolhedoras, compreensivas, amáveis e "de bem com a vida". Não precisam humilhar os outros para se sentirem importantes, nem precisam julgar para "parecerem" inteligentes. Elas sempre influenciam positivamente todos que as cercam. Nunca lhes falta um sorriso no rosto e um abraço caloroso. São como anjos, sempre suaves e ternas.

As atitudes falam muito mais do que habilidades ou conhecimentos. Pensemos nisso!

MCSCP

Professora, escritora e especialista em Gestão de Pessoas

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 02/02/2014
Reeditado em 02/02/2014
Código do texto: T4674488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.