Menor Abandonado.

Abandonados nas calçadas frias de cimento e a frieza da sociedade.

Menor Abandonado...

Comem restos de alimentos dos lixos.

Fumam guimbas.

Cheiram cola.

Furtam, mendigam, brigam, irritam, xingam, sujam, destroem, viciam, prostituem.

Menor abandonado...

Filhos de; mães solteiras, pais ignorados, pais mal remunerados, pais presidiários, pais separados e pais alcoólatras.

Menor abandonado...

Vítimas da irresponsabilidade e da ganância.

Menor abandonado...

Vítima dos políticos corruptos, dos insensíveis, dos sem almas e dos sem Deus.

Menor abandonado...

Trapo de gente, farrapo humano, bando de miseráveis.

Menor abandonado...

Passado triste, presente chocante e futuro incerto.

Hoje menor abandonado, amanhã adulto marginalizado. Reis dos crimes.

Menor abandonado...

A vergonha de uma nação, o peso na consciência de cada um.

Menor abandonado...

Objeto de:- comoção, demagogia, sensacionalismo. Problema sem solução, círculo vicioso.

E sua formação? Sua personalidade como fica? Ele é: escorraçado, debochado, humilhado, discriminado e usado.

Menor abandonado...

Culpa de quem de quem? Das autoridades? Da igreja? Eu? Você?

Para ser sucinto, o maior culpado chama-se CAPITALISMO.

Menor abandonados, um tema que desenvolvi nos anos 70, inspirado ao ver a questão de perto. O termo menor abandonado era muito usado, hoje substituído pelo eufemismo de “menor Carente”. A questão do menor desassistido ainda existe, mas bastante minimizado. Acho que o Bolsa Família ajudou um pouco.

Estampado em um enorme outdoor do aeroporto de Havana, a frase: “ Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas Ruas do Mundo. Nenhuma é cubana.”

Lair Estanislau Alves.