CARA-METADE

Não seja você uma cara-metade. E não busque para ser o seu par uma pessoa como se ela fosse a sua cara-metade. Seja você uma pessoa de cara inteira, uma pessoa inteira; seja você exatamente como você é. E procure uma pessoa de cara inteira, uma pessoa inteira, uma pessoa que você aceite por inteiro, exatamente como essa pessoa é. Porque essa coisa de cara-metade serve apenas para demonstrarmos a metade do que somos – a outra metade fica escondida, às vezes por medo, às vezes por conveniência – e a cara-metade que buscamos na outra pessoa não revela tudo o que ela é.

Muitas vezes o nosso relacionamento não dá certo porque desejamos que o nosso par seja apenas aquilo que gostaríamos que ele fosse e não o que realmente ele é. O próprio nome cara-metade já diz tudo: uma pessoa pela metade.

Entre num relacionamento por inteiro, se entregue por inteiro, seja você por inteiro. A outra pessoa, se realmente gosta de você, deve gostar de você por inteiro. E busque também na outra pessoa uma pessoa por inteiro. Não queira buscar somente as coisas boas na outra pessoa, pois tanto ela como você possuem coisas boas e coisas ruins também. O ser humano não é perfeito, ninguém é perfeito, e portanto não devemos querer bancar o perfeito nem buscar no outro a perfeição. Isso é uma ilusão.

E de ilusão ninguém pode viver. O amor não consegue sustentar uma ilusão eternamente. Um dia o amor se cansa dessa ilusão. E o amor feito de ilusão, quando essa ilusão vai embora, quando essa ilusão não existe mais, se transforma em desamor.

Por isso a importância de sermos pessoas inteiras, verdadeiramente como nós somos, e de buscarmos no outro exatamente como o outro é. Nada de cara-metade. Nada de ilusão. Porque cara-metade é ilusão. E ilusão não tem nada a ver com sonhos. Sonhos todos nós temos, de conquistas, de felicidade, de prosperidade e tudo mais. Ilusão não; ilusão é diferente. Ilusão é querermos moldar uma pessoa do nosso jeito, diferente do que essa pessoa realmente é. Nesse caso, é invadirmos a individualidade do outro. Ou ainda, ilusão é vivermos um relacionamento achando que tudo tem que dar certo, achando que tudo tem que ser perfeito ou maravilhoso, que não pode haver nenhum problema, ou seja, somente flores, fores e flores. Mas e os espinhos? Não tem aquele ditado que fala que para cada rosa existe um espinho e para cada espinho existe também uma rosa? Pois é, é isso aí!

Então é isso. Não seja você uma cara-metade de ninguém e nem busque no seu par a sua cara-metade. Procure ser feliz por inteiro!

Washington Berto
Enviado por Washington Berto em 30/04/2007
Reeditado em 30/04/2007
Código do texto: T469531
Classificação de conteúdo: seguro