O normal

Diz o adágio que, de perto, ninguém é normal. Mas, o que é ser normal? É ser descomplicado, sem defeitos? Existe o normal? Ou é apenas uma criação de nossas mentes ou da sociedade para que nos encaixemos em um padrão considerado aceitável? Mas isso não faria com que perdêssemos as características que fazem de nós quem somos? Ao tentar ser "normais", não estaremos abrindo mão de nossa individualidade para sermos aceitos? Quanta gente não deixa de ser quem é e passa a agir como os demais apenas para se enturmar? No fundo, não é admitir que seu jeito de ser é errado e inadequado e ela tem que ser como os outros, quando, na verdade, cada pessoa é única? Existem as pessoas mais tímidas, as mais nervosas e, se todo mundo tem problemas e muitos passaram por traumas, como exigir que essas pessoas se encaixem como peças de quebra-cabeça em vez de estimulá-las a ser como são, a gostarem de ser quem são e a entender que o mundo é diversificado, com lugar para todos? Tentar se adaptar ao que é considerado certo, bonito e normal pode fazer com que nos violentemos e tornemos infelizes, porque faz com que negligenciemos o que nos é essencial para darmos prioridade ao que os outros esperam. E temos que considerar sempre que eles não estão dentro de nós, não sentem como nós nem passaram pelo que passamos. Estamos neste mundo para ser quem somos, não o que os valores sociais pregam.