O que é liderar?

1ª definição:

É estar a frente de um grupo ou alguém a fim de fazer com que algo aconteça ou permaneça ou se desenvolva segundo uma ordem, um código, doutrina etc...

2ª definição:

É mandar nos outros simplesmente.

3ª definição:

É uma forma de mostrar aos outros que é capaz de alguma coisa quando não se possui nenhum talento ou não se é sabedor de algum talento.

Conclusão:

É uma honra e um prazer ser liderado por um chefe da 1ª definição. Você aprende com ele e pode trocar de lugar com o mesmo sem o menor problema. Ele tanto sabe liderar como ser liderado. É um colaborador, um facilitador.

Ser subordinado a um chefe da segunda definição é algo simplesmente sofrível. Sente-se vontade de se livrar dele o mais rápido possível. Quando ele é lembrado pelos liderados, os piores sentimentos vêm a tona. Quando não somos mais liderados por eles, o alívio é total.

Quanto aos chefes do terceiro tipo, posso dizer que são os piores. Exercem uma liderança doentia, perversa e, as vezes, pervertida. O desejo é que ele suma da nossa vida o mais rápido possível. Para nos ajudar a viver livres dos monstros do terceiro grupo, só rogando proteção a Deus.

Eu pergunto: Que tipo de chefe você tem? Ou que tipo de chefe você é?

Pense nisso.

Oswaldo Eurico Rodrigues
Enviado por Oswaldo Eurico Rodrigues em 28/02/2014
Reeditado em 01/11/2017
Código do texto: T4710245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.