Liberdade e Responsabilidade.
 
Um conceito equivocado de Liberdade sem Responsabilidade.
 
Somos indivíduos livres e nossa liberdade nos condena a tomarmos decisões durante toda a nossa vida. Não existem valores ou regras eternas, a partir das quais podemos no guiar. E isto torna mais importantes nossas decisões, nossas escolhas”. Jean-Paul Sartre
 
  Caros amigos e amigas, nesse breve ensaio abordarei esse tema que de tão discutido, lavado e batido sobre a pedra tornou se um “clichê” e não obstante permeado de uma confusão conceitual. Tenho visto muitas pessoas abordarem o conceito de liberdade como se este fosse isento de responsabilidade. Certa vez assistindo a um documentário pertinente as pandilhas, famosa gangue de El Salvador, país da América central. Um dos membros disse; “vezes atiramos para o alto apenas para expressar nossa liberdade” (algo do tipo a fala). Esse é um exemplo quase “extremo” onde podemos presenciar essa concepção distorcida da liberdade. E corriqueiramente vemos eventos na mídia e no nosso dia a dia onde as pessoas pensam que liberdade de expressão é falar tudo que querem. Sim, liberdade é você fazer o que quiser, mas não se esqueça de que você será responsabilizado pelos seus atos.
  Outros defenderão que a liberdade é utópica e vivemos numa sociedade monitorada e controlada, fato. Agora, se a nossa liberdade não é total, podemos dizer que temos uma “certa liberdade”, onde podemos ponderar o nosso livre arbítrio para tomar a decisão mais assertiva possível.
  Algo também que se tornou jargão popular “minha liberdade vai até onde a sua começa”. Deste modo a liberdade pode ser entendida como sendo “blocos de liberdade” onde uns podem ter um território maior que o de outros. Eu diria que a nossa liberdade se completa com a do outro, pois como posso dizer que sou livre se o outro não é.
  E para fechar esse tema, como disse Sartre; “a liberdade nos condenou a vivemos fazendo escolhas” deste modo quando você criança, adolescente, jovens e adultos pensarem em exercer a liberdade seja para o que for (pessoal, profissional, familiar e etc...), a responsabilidade de assumir as consequências dos seus atos baterá em sua porta. Assuma que a decisão está em suas mãos. Portanto, tome consciência de si mesmo e de sua liberdade.
 
"Liberdade significa responsabilidade, é por isso que a maioria das pessoas a teme". (George Bernard Shaw)