FILADÉLFIA - A IGREJA DE PORTAS ABERTAS

A IGREJA DE FILADÉLFIA

Apocalipse 3. 7-13

Introdução:

Jesus diante das disputas dos discípulos por prestigio e status, disse: “Mas, entre vós não é assim” (Mc. 10.43). Jesus ensinou que no Seu Reino o mais poderoso é o que serve com amor. Todo o cristianismo é baseado no amor. Do amor de Jesus por todo o mundo.

De nosso amor por Jesus demonstrado em orações incessantes, adoração, etc. E atitudes de amor para com o nosso próximo.

Daremos seqüência ao Estudo: Cartas de Uma Ilha Solitária. Hoje estudaremos a Igreja de Filadélfia. E entenderemos como esse amor de Deus é sentido nessa pequena igreja, e esse amor correspondido impacta a comunidade cristã e o bairro em que ela está inserida. E a igreja passa a experimentar a oração que Jesus fez por nós: “A fim de que o amor que tens por Mim esteja neles, e Eu neles esteja”.

A Presença de Jesus em uma igreja que ama ao Senhor abre as portas dos céus e abençoa aos membros com ricas bênçãos espirituais.

Igreja de Filadélfia

A Igreja de Filadélfia ao lado de Esmirna são as únicas igrejas que não recebem repreensões por parte do Senhor Jesus. Sendo as únicas referências bíblicas a essa cidade o próprio Livro de Apocalipse (capítulo um e três).

A cidade de Filadélfia foi fundada por volta de 160 a 140 antes de Cristo. Filadélfia era a cidade mais nova da Ásia. Apesar dos terremotos era uma cidade próspera e uma porta aberta para a propagação para a cultura grega.

1° Promessa: Uma Porta Aberta para Avançar (v. 8)

Avançar em Conhecer ao Senhor:

Neste texto Jesus, o verdadeiro e Santo, se apresenta como aquele que tem a chave de Davi, o que ELE abre ou fecha não pode ser alterado. E para esta pequena igreja, que tem pouca força (v. 8). Jesus coloca uma porta aberta, Cristo espera que eles entrem nessa porta, ELE espera que eles avancem em poder (busca a Deus) e em obras (serviço ao Reino).

Em Oséias 6.3 diz: “Conheçamos o Senhor e esforcemo-nos por conhecê-lo”. Jesus espera que avancemos e busquemos a ELE com todas as nossas forças. Jesus conhecia as obras e a situação espiritual dessa comunidade sabia das limitações espirituais deles. E faz a promessa: “Tenho colocado diante de você uma porta aberta” (v. 8). Jesus deseja que eles avancem na fé, avance em fortalecer-se no poder de Deus, avance em conhecer o próprio Deus: “Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jr. 29.12-13).

Avançar em Conhecer o Próximo:

A cidade de Filadélfia foi fundada pelo rei de Pérgamo Átalo que era conhecido por sua lealdade ao seu irmão dando assim o nome da cidade, Filadélfia significa amor fraternal. Em uma época de assassinatos entre irmãos pela disputa do reino, aprendemos com o rei Átalo a importância do amor e da lealdade acima do poder e das riquezas.

Como cristãos vivemos em uma igreja com muitos irmãos na fé, e precisamos aprender a amar, a ter lealdade e a ter comunhão com nossos irmãos. O nosso amor uns pelos outros é testemunho de que o Senhor Jesus está entre nós.

O chamado da vida cristã é um chamado a comunhão e a hospitalidade. A conversão em Cristo Jesus nos leva da hostilidade para a hospitalidade. Hospitalidade significa primeiramente criar um espaço onde as pessoas possam entrar para se tornarem amigas ao invés de estranhas. Como cristãos precisamos aprender a ser hospedeiros, precisamos que a nossa igreja seja boa hospedeira de todos, sem preconceitos e falsa religiosidades.

2° Promessa: Uma Porta Aberta para uma Entrega Total (v. 8)

A população da cidade de Filadélfia era pequena devido a terremotos freqüentes. E segundo alguns estudiosos a igreja daquela cidade tinha poucos membros (pouca força), mas não negaram o Nome do Senhor. O Senhor Jesus elogia essa pequena comunidade cristã, pois apesar da pouca força perseveravam em servir ao Senhor, buscando viver o Evangelho de Cristo independente de seu tamanho, limitações humanas, limitações financeiras, ou teológicos.

Vivemos em tempos que a quantidade de membros, o tamanho do templo, a magnitude do projeto evangelístico, ganham espaço entre pastores, lideres e membros de igrejas cristãs. Estes se enganam ao pensar que o tamanho é sinal da presença de Deus, ou da aprovação do Senhor.

Ao estudar esta Carta fica evidente que o Senhor Jesus vê o tamanho de forma diferente. O maior não é medido pela quantidade de membros, ou tamanho do templo, etc. O que importa é como são utilizados os recursos que a igreja possui. Independente se a igreja tem muitos membros ou não, como tem envolvido os membros na obra evangelística? Como a igreja tem impactado os moradores do bairro em que está inserida?

Podemos ver pequenas comunidades que não colocam desculpas em suas limitações humanas ou financeiras, etc. O desejo de servir ao Senhor e levar o Evangelho do Senhor do bairro aos confins do mundo é maior, e puderam experimentar o Senhor abrindo as portas e permitindo que elas realizassem trabalhos de “gente grande”.

Em nossas vidas pessoas devemos praticar a entrega total. Não encontre desculpas. Não olhe para as suas incapacidades, olhe para aquilo que você pode entregar para o Senhor. Jesus disse: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Mc. 12.30). Temos buscado ao Senhor com todas as nossas forças? Temos utilizado todas as nossas habilidades para a glória de Deus? Temos feito uma entrega total ao Senhor de nossos bens, dons, talentos, capacidades?

3° Promessa: Uma Porta Aberta para o Amor (v. 9)

Os cristãos de Filadélfia enfrentavam oposições por parte dos judaizantes, que Jesus os chama de sinagoga de Satanás. Havia pressões mundanas, tentações diversas, perseguições, etc. Havia vários templos religiosos pagãos o povo de Filadélfia cultuava Dionísio (deus do vinho), que estava associado ao cultivo das uvas daquela região. Mas, eles eram fiéis ao Senhor.

Eles aprenderam a obedecer e amar a Palavra de Deus. Eles guardavam a Palavra de Deus para viver em santidade em meio a uma geração contagiada pelo pecado. Diante das pressões de amigos, familiares e prazeres mundanos. Os irmãos de Filadélfia não negaram o nome do Senhor (v. 8).

Em 1° João 4.19: “Nós amamos porque ELE nos amou primeiro”. Os cristãos de Filadélfia respondiam em suas atitudes diárias o amor que receberam do Pai de Amor. Todos nós cremos e sabemos que Deus nos ama (João 3.16), mas o que esta pequena igreja experimentou foi especial. Diante o ódio do mundo eles ouvem um elogio que os levaram a lágrimas, o próprio Jesus diz claramente a este pequeno rebanho do Senhor: “Eu os amei”.

Jesus diz aos irmãos de Filadélfia: “Escreverei nele o meu nome” (v.12). O Senhor faz a promessa de voltar em breve (v. 11) e anima-os ao continua a crescer ao dizer: “Retenha o que você tem” (v. 11). A escrita do Nome do Senhor neles é a garantia que eles pertencem ao Senhor Jesus, é o sinal de amor eterno de Jesus na vida deles.

CONCLUSÃO:

Jesus disse: Venho em breve! (v. 11). Portanto, meus irmãos continuem a buscar ao Senhor. Não desanime, pelo contrário intensifique suas orações. Empenhe-se em conhecer mais e mais ao Senhor Jesus.

O nosso amor uns pelos outros é testemunho de que o Senhor Jesus está entre nós. A falta de amor em nosso comportamento é sinal de nosso distanciamento do Senhor. A conversão em Cristo Jesus nos leva da hostilidade para a hospitalidade. Precisamos que a nossa igreja seja boa hospedeira de todos, sem preconceitos e falsa religiosidades.

Apesar de sua pouca força persevere em servir ao Senhor, busque viver o Evangelho de Cristo independente de seu conhecimento bíblico, ou de suas habilidades ou dons. Ofereça ao Senhor o seu melhor.

Jesus amou os crentes da igreja de Filadélfia e ama a nós também. Precisamos abandonar as desculpas e os impedimentos e entrar pela porta aberta que o Senhor tem colocado diante de nós. A porta aberta é um convite para que conheçamos o Seu amor por nós e espalhemos o seu amor em nosso dia-a-dia. Busquemos, portanto, ao Senhor como nunca buscamos, Ele mesmo nos convida: “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas” (Isaías 55.1). Busque-o com todas as suas forças!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 24/03/2014
Código do texto: T4741746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.