VANTAGEM DE FAZER O BEM SEM ESPERAR RECOMPENSA

Fazer o bem sempre produz vantagens, mesmo que não se receba recompensa, gratidão ou reconhecimento. Num mundo onde muitos fazem o mal, os que fazem o bem contrabalançam o mal. Mas, para isso, não basta não fazer o mal, é preciso que os bons façam o bem para fazer contrapeso na balança entre o bem e o mal. Se os que não fazem o mal ficam indiferentes e não fazem o bem, somente o mal se multiplica. E assim, esses, que não fazem o mal, mas também não fazem o bem, serão, por fim, envoltos pelo mal e terminarão sucumbindo a ele, como hoje se vê.

Fazer o bem não é combater o mal. Não é possível combater o mal. Sempre que se combate o mal se faz o mal. O mal precisa ser impedido e não se impede o mal maltratando ou prevenindo o mal, pois maltrato e ressentimento são igualmente mal e produzem o mal. Todos estão se focando nos maus e querendo combater-lhes a más ações retribuindo-lhes o mesmo mal. Não se dão conta que assim o mal cresce em seus corações e, à medida que tentam combater o mal dessa forma, praticam o mal que condenam.

Somente fazendo o bem é que se pode impedir o mal. Produzindo benevolência, as ações boas competem em número e efeito com as ações más e quanto mais pessoas boas fizerem ações boas, mais crescerá o número do bem em ralação ao mal e seu efeito será igualmente percebido mais. E, vendo que os que não fazem o mal agora fazem o bem, muitos maus verão os benefícios de fazer o bem e muitos deles quererão deixar a prática do mal. E, assim, mais o bem se multiplicará sobre o mal.

Quase todos, porém, querem combater o mal, mas poucos querem fazer o bem. Por isto o mal cresce vigorosamente enquanto o bem se extingue irreversivelmente. O que temos é que grande parte dos considerados não maus estão fazendo o mal para combater o mal. Aos seus próprios olhos fazem o bem, pois pretendem estar fazendo o mal pra combater o mal, mas, na balança entre o bem e o mal, o que fazem é o mal e o mal é que tem pesado mais.

Se todos os que não fazem o mal forem combater o mal com o mal, logo não haverá quem não faça o mal, mas somente pessoas fazendo o mal e, certamente, todas as pessoas, boas e más, estarão fazendo o mal para combater o mal umas das outras.

Pense na disputa entre o bem e o mal como dois odores, um cheiro fétido e outro um perfume maravilhoso. O cheiro fétido é o mal e o perfume maravilhosos é o bem. Cada dia mais os maus com suas práticas más borrifam em no mundo o cheiro fétido insuportável do mal. E, para combater as más ações dos maus com o mal, os bons dão mais algumas borrifadas do mesmo cheiro insuportável do mal, tornando pior o que já é ruim. E bons e maus acabam envolvidos pelo mal e inalando o cheiro fétido adicionado pelos bons, além de já serem obrigados a inalar o cheiro fétido borrifado pelos maus.

Pense em você, que não faz o mal, em vez de tentar combater o cheiro fétido dos maus com mais cheiro fétido de mal, dar umas boas borrifadas de perfume maravilhoso do bem nesse ar fétido fazendo o bem. O perfume de sua boa ação paira no ar e você o inala, desfrutando da maravilha desse perfume. E as pessoas à sua volta, tanto boas quanto más, também desfrutam da delícia do mesmo perfume.

Num primeiro momento, sua recompensa em borrifar o perfume de sua boa ação ar será você mesmo desfrutar seu efeito. Entretanto, as pessoas à sua volta também desfrutarão, experimentando e gostando. E quem não gosta de um bom perfume? Então essas pessoas quererão também borrifar igual perfume para elas mesmas desfrutarem de sua delícia. E você igualmente desfrutará desse perfume de boas ações que borrifarem. E, assim, quanto mais pessoas borrifarem perfumes de boas ações no ar, mais ele predominará sobre o cheiro fétido das más ações e cada vez mais pessoas desfrutarão dele e sempre mais pessoas serão contagiadas e quererão borrifa-lo para desfrutá-lo. E assim, aos poucos, o mundo irá trocando o cheiro fétido das más ações pelo perfume maravilhoso do bem, simplesmente porque as pessoas que não fazem o mal terão deixado a indiferença e o querer combater o mal e terão começado a fazer o bem.

Pense nisso se você quer mudar o mundo. Pare de reparar, julgar e sentenciar, faltando pouco para executar – deixe também a indiferença e comece a agir; faça o bem e detenha o mal. Milite no governo de Jesus, pois este é Seu método. Por isto os poderes dos governos incrédulos, do paganismo e do ateísmo não conseguiram em dois mil anos conter o Seu governo. Apenas a indiferença dos bons pode fazer a paz fracassar.

Wilson do Amaral