O pântano

Quantas vezes já ferimos nosso coração? Quantas vezes esse coração doeu? E remoeu mágoas... E raivas... E quantas vezes já o culpamos de nossas burrices que causam as piores dores?

Ô coração carrasco esse hein? Sempre se apaixonando e provocando nossos piores sofrimentos... Mas espere aí... Desde quando amamos com o coração? Ele não é o culpado de nossas angústias não... É o cérebro! Amamos é com o cérebro! A cabeça que comanda isso tudo, mas o pobre coração leva a culpa.

Para entender melhor temos que lembrar que ninguém esta inume a dor, pois de certa forma ela é inevitável, e todo ser humano uma hora ou outra é castigado por ela. Mas o problema não é a dor é o sofrimento. A dor é inevitável o sofrimento é opcional.

É ai x da questão! Quanto mais a gente pensa na dor, mais a gente sofre. Já ouviu aquele ditado: " Cabeça vazia é a oficina do diabo." ? Pois é ... É isso mesmo! Se você mantém sua mente e seus pensamentos ocupados o sofrimento não te abala. A dor pode até continuar lá, e certas dores são pra sempre, mas elas só doem mesmo quando a gente pensa.

É fácil dizer isso... Quero ver pensar! Sim, não posso mentir que é dificílimo afastar um pensamento que nos fazem sofrer, mas é talvez uma questão de prática. Quando nos distraímos por um minuto...É um minuto de sofrimento a menos. E de minuto em minuto, hora em hora... O pensamento negativo acaba por ir embora.

Isso é um fato! Quanto mais você se mantém ocupado menos você sofre. Havia uma novela, Senhora do Destino, quem a protagonista tinha a filha roubada e me lembro de uma cena que ela dizia que pra não sofrer trabalhava. A dor do roubo da filha estava sempre com ela, mas enquanto ela trabalhava ela não sofria.

Eu mesmo vivi dias horríveis quando minha mãe estava com câncer e pra eu fugir daquele tormento eu rezava. Talvez eu tivesse até consciência de que que milagres acontecem, mas são raros... Mas o que me aliviava é que no momento da oração eu tinha minutos de paz, porque minha cabeça tinha de certa forma se devisado da dor. Muita gente não entendia porque eu rezava tanto, é que naqueles poucos minutos eu não sofria. Porque aquilo me enchia de esperança. E quando focamos nela não sofremos, sonhamos!

Nós sentimos é pela mente, não pelo coração. E não precisamos ser um X Men pra controlar os pensamentos, basta ocupar a cabeça, seja trabalhando, rezando, lendo, estudando... Um minuto que seja é um minuto sem dor!

Temos que ter consciência de que nossa mente tem que ser como um rio. Ela tem que correr, tem que mudar os pensamentos, tem que estar em atividade, tem que deixar o negativo ir embora. O rio contorna os obstáculos, se tem uma pedra em seu caminho, ele não para, ele desvia e mantém-se firme em sua direção. E nossa mente tem que ser assim, que deixar vir pensamentos de esperança, deixar ir embora o que é ruim, desviar de pensamentos negativos... Porque se não deixarmos nossa mente correr ela será como água parada, que fica fétida, suja, nojenta... E acaba virando um pântano.