Eu gosto das coisas transparentes. No que posso contribuir para essa transparência, eu contribuo. A pior coisa é se alimentar de sonhos ou de esperanças falsas. A verdade, por mais que possa machucar, acaba por fim aliviando a dor.

Olhar para um ser, e fantasiar sobre ele, não é um bom caminho. A escritora Anais Nin diz que: “não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos.” A tendência que se tem é a de depositar no outro o deslumbramento que se sente na alma e que se manifesta através do olhar.

Continuo vagando em meus pensamentos...

Escolho caminhos, tomo decisões e me deslumbro com as pessoas esperando que elas sejam aquilo que me fazem acreditar que elas são. Talvez eu acredite nelas pela carência que eu sinto em encontrar almas bonitas, leves, gentis, amáveis, sinceras, intensas, profundas... Enfim...

Continuo vagando em meus pensamentos...

A vida é feita de riscos. Somente se jogando nela com coragem se pode conquistar algo que tenha significado, que faça sentido, que dê prazer. Enfim, que possa dar à sensação de se estar na vida vivendo a vida que vale a pena ser vivida.

Mesmo que o risco seja o de seguir em um caminho de pedras, claro, o que se espera encontrar no final deste caminho são flores perfumadas e coloridas.

Quando se opta pelos riscos, de certa maneira, mesmo que esta seja inconsciente, está se preparando para o enfrentamento do imprevisível, do inevitável e do decepcionante.
Este meu pensamento me fez lembrar de quando eu era criança e estava assistindo, enquanto meus pais haviam ido ao cinema, um filme de suspense com minha irmã, oito anos mais velha do que eu, que me pediu para ir buscar água para ela – os irmãos mais velhos gostam de explorar os irmãos mais novos – e quando eu estava na cozinha ela me deu um susto porque sabia que eu estava sob o efeito do medo que o filme estava me causando. Eu quase desmaiei! Foi quando falei para ela que eu sabia que ela ia me dar um susto. Ao ouvir o que falei, minha irmã sadicamente riu e falou que era assim mesmo:" quando se está preparado para o susto ele pode ser bem maior".
Eu era muito pequena quando ouvi tal comentário e o achei completamente sem sentido, mas com o passar do anos e eu conhecendo um pouco mais da vida, fui compreendendo melhor o que ela disse, talvez sem saber o que estava dizendo. Muitas vezes, se dizem coisas sem importância, mas quem ouve guarda dentro de si o que ouviu...

Continuo... Ah, como os pensamentos voam...

Quando a decisão é nossa, aceitamos melhor o desencontro, o não encontro ou a perda. Mas, quando é o outro quem decide que não nos quer mais a história se modifica...

Pensando nas escolhas...

Os nossos sentimentos são sempre melhores compreendidos, aceitos e desculpados por nós mesmos. Geralmente não se tem tanto carinho em relação aos sentimentos alheios.

Aceita-se melhor quando se escolhe caminhos de pedras do que quando são oferecidos caminhos de flores e, neles, se possam encontrar pedras.

A ilusão à qual cada um se propõe viver é um risco aceitável. Sofre-se, claro. Mas, logo tudo volta ao normal. O mesmo pode acontecer quando se perde algo, fica-se triste, mas logo a tristeza passa. Mas, quando alguém perde algo que nos pertence a coisa não é tão simples assim...

As expectativas são sempre muito grandes em relação aos outros. Busca-se no outro a perfeição não encontrada em si. A busca pelo ideal é insana.

Ser feliz é a grande conquista. Sim, é!
Infelizmente a felicidade está quase sempre conectada ao envolvimento com o outro. Não falo de uma relação mais profunda, mas sim, de se fazer reconhecer para o outro de se fazer admirar.
É impressionante como uma pessoa que, às vezes, nem conhecemos pode exercer uma força em nossos sentimentos ao dizer algo positivo tanto quanto ao dizer algo negativo. O nosso dia interior modifica de sol para tempestade ou ao contrário.

Os pensamentos continuam em seu voo ...

A felicidade mora dentro. Agora que me sinto mais madura, pois eu dou menos importância para os sentimentos das pessoas em relação a mim. Na verdade, eu sou responsável pelo que eu sinto, digo, ou faço. Eu não sou responsável pelo que me dizem, pelo que sentem ou pelo que eu desperto em seus sentimentos.
Sendo assim, as pessoas se tornaram mais importantes em meus conceitos e menos importantes em minha vida. Pois, com o passar dos anos eu fui me tornando mais importante para mim mesma.

Pensamentos que não param de voar...


Quando alguém chega ao nosso mundo, acende-o, como a uma lâmpada que estava ali, apagada, na espera de ser ligada… E tudo se torna mágico!

Eu gosto de pessoas que são luzes acesas e não lâmpadas queimadas. Eu também não gosto das pessoas que trocam as nossas lâmpadas jogando-as fora ainda funcionando e ao partirem nos deixam no escuro.

Algumas vezes, também, alguns tentam acender a nossa lâmpada e não queremos enxergar quem nos acendeu. Preferimos até que nos apaguem novamente e nos deixem na espera do alguém que idealizamos que um dia virá nos acender.

Quem muitas vezes não trocou a realidade pelo gosto de continuar sonhando?

Sim, porque todos querem amar. Mas querem ser amados pelo amor ideal. O amor do sonho sonhado quando se está acordado é o amor desejado. Acho que o ser humano é bem complicado em sua essência.

Acredito que a vida, vale o que se busca nela. Nem sempre o que se encontra...

Ah, pensamentos meus...

A felicidade mora em mim. A alegria mora em mim. E os adubos, eu busco.
Nada resiste sem cuidados. Nada sobrevive ao descaso. Então, eu me cuido.
Minha felicidade e minha alegria me impulsionam para novas descobertas, para novas exigências do meu ser.

Essa procura infinita faz parte do grande encantamento em viver, pois é uma sensação que impulsiona as caminhadas e as buscas por novos caminhos.


Para mim a vida não teria a menor graça se eu vivesse num contemplamento pleno.
A coisa mais importante é sentir-me inteira. É contar comigo em todos os momentos e situações e ir enfrentando os desafios como se apresentam.

Eu sou a pessoa mais importante do meu mundo. Eu confesso que custei muito a ter esta compreensão... Mas, na vida tudo se aprende. Um dia, quando menos se espera, se percebe que se está mais sábio e mais seguro dos sentimentos em relação a si próprio e em relação aos outros e a tudo o que cerca ao redor.

Eu hoje aceito em minha vida somente os que sabem amar com profundidade. Porque somente quem sabe amar com profundidade consegue penetrar com intensidade no outro. Quem sabe amar de verdade não tenta modificar, moldar, manipular, controlar, adestrar... Enfim, quem ama o amor, quem ama amar, é feliz. E somente as pessoas que são felizes conseguem fazer as outras pessoas felizes...

O soninho chegou... E os pensamentos irão descansar!
Mari S Alexandre
Enviado por Mari S Alexandre em 15/05/2014
Reeditado em 09/08/2014
Código do texto: T4806993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.