Viver

Viver humanamente é ter a certeza de que é o suporte material do corpo que possibilita a emergência da mente e dos seres, e tudo isto somente é possível pela natureza, não menos material, de tudo o que existe. Até o pensamento, os sentimentos e as emoções, em sua aparente volatilidade decorrem de processos materiais, sendo a nossa existência totalmente dependente da natureza real. A própria “natureza humana” somente é possível porque existe a natureza real como suporte, somos totalmente dependentes da natureza, mas a natureza é independente de nós.  Viver é sempre biológico, pelo menos por enquanto, e pelo que conhecemos, parte corporal e parte mental, parte física e parte subjetiva, mas mesmo a parte subjetiva somente é possível graças ao suporte físico que a possibilita. E o paradoxo desta realidade, é que não obstante tudo o que existe ser real, ninguém, nenhum ser humano, percebe o mundo real que o cerca a não ser de forma indireta e subjetiva, mas isto não significa que o viver seja subjetivo, ideal ou transcendental, o viver, todo o viver é real.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/05/2014
Código do texto: T4815540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.