* Quero analisar a terceira tentação que Jesus experimentou.
 
Diz o Evangelho:
 
Novamente o diabo o conduziu ao topo de uma montanha, e mostrou todos os reinos do mundo e sua glória. E disse a ele:
_ Eu te oferecerei todo poder e riqueza destes reinos, porque tudo isto foi entregue a mim, e posso dá-lo a quem eu escolher. Portanto, se ajoelhares diante mim, tudo isto será teu.
Jesus respondeu:
_ Retira-te Satanás, porque está escrito “Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele darás culto”!
 
Sobre a afirmação do diabo, como tudo isso (poder e riqueza dos reinos) foi dado a ele? As maravilhas da criação pertencem ao diabo?
Claro que não!
 
É preciso estudar bem a situação.
 
O que foi mostrado a Jesus?
Todos os reinos do mundo e sua glória.
O que o diabo promete?
O poder e a riqueza desses reinos.
 
Notem que o diabo fala numa ótica humana e egoísta.
Ele não considera nem valoriza as maravilhas da criação.
Isso não interessa! O diabo enfatiza os reinos que só podem ter força, despertando inveja, se houver poder e bastante dinheiro.
 
O dinheiro e o poder afastam o homem de Deus se vencem o coração.
Analisando os fatos históricos, nós veremos que a ganância, a sede de dominar, a ambição desenfreada sempre guiou as civilizações.
Hoje continua estimulando guerras e a violência interminável.
Quase todos, pobres ou ricos, desejam “reinar”.
 
* É fácil perceber que muitos não compreendem o reino de Jesus.
 
Quando aqui Jesus pisou, estavam aguardando um grande rei terreno o qual subjugaria os adversários da época, contando com a aprovação preciosa da Divindade.
Judas imaginava esse tipo de rei.
 
Jesus esclareceu muito bem:
“O meu reino não é desse mundo.”
 
Não quer dizer que Jesus não deve reinar também na Terra, porém Ele pretende seduzir as almas, abraçando e cativando as Suas ovelhas sem qualquer imposição.
Se o amor prevalecesse, seria justo nomeá-lo o Rei dos Reis.
 
Na prática, naquela ocasião, igual à atualidade, nós estamos preferindo a glória mundana, as delícias que o dinheiro faculta, todos os gozos que o prazer sugere e jamais deixamos de aspirar ao poder.
Certamente continuamos desprezando o reinado do Messias.
 
* O diabo diz que tudo isto foi entregue a ele.
Não foi o Criador quem lhe entregou os reinos do mundo, todavia a humanidade escolheu e vem preferindo esse governo.
 
Dessa forma fica fácil elucidar os detalhes da tentação.
 
A sublime resposta de Jesus é esclarecedora e edificante.
Para desfrutar a glória passageira, é necessário sintonizar com o diabo, ou seja, se o “adoramos”, ele permitirá que participemos do seu reinado.
 
Não pensem apenas numa adoração subjetiva e metafórica. Algumas pessoas não hesitam em estabelecer pactos expressivos com o diabo caso esse acordo lhes traga riqueza e poder.
 
Repitamos o que Jesus disse:
_ Retira-te Satanás, porque está escrito “Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele darás culto”!
 
Adorar o Senhor, o único digno de adoração, estimulará as bênçãos que garantirão uma jornada feliz, facultando também a certeza de, após a morte, seguir vitorioso, alcançando a salvação futura (a paz profunda e indescritível).
 
Essa é a magnífica lição que o episódio oferta.
 
* Percebam que Jesus responde nos convidando a fortalecer a mente e o espírito através da leitura bíblica a qual permitirá sempre combater as tentações do diabo usando as palavras perfeitas, anulando improvisos ou teorias pessoais.
 
O Mestre poderia dizer uma frase inédita, porém optou por ressaltar a autoridade imbatível da palavra divina.
Sensacional!
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 03/06/2014
Reeditado em 03/06/2014
Código do texto: T4830387
Classificação de conteúdo: seguro