POR QUE AMAR O QUE HÁ DE BELO

Observe o pôr-do-sol. Deixe-se admirar pelo calor que ele ainda transmite nas suas últimas cores . Aquele pôr-do-sol está ali para lembrá-lo de que você é tão belo e intenso quanto ele.

O dom que temos para a música não é para que nos esqueçamos de nossas próprias vidas, mas para que lembremos que a música está dentro de nós e de nós surge.

A pintura é você ali, exposto em seus quadros, com a alma e sentimentos despidos . E os livros, aqueles livros de literatura que tantas vezes os professores nos fizeram ler, são para lembrá-lo de que ainda há uma criança dentro de você. A criança que fantasia, que chora e ri com as intempéries de seus personagens, a criança que torce para que o seu herói se dê bem e que todos sejam felizes para sempre. O pequeno príncipe ainda ama a sua pequena rosa e Rubião, ainda que tenha morrido enlouquecido em seu amor, foi digno em sua inocência.

Quanto à poesia, tão incompreendida, ela não é palavras bonitas jogadas ao vento. É essência. Um dia, homens se admiraram ao descobrir a beleza que há em cada coisa, em cada acontecimento. Esses homens acolheram a vida como quem estende a mão para a chuva. E os poetas em sua doce rebeldia ainda escrevem: abram os olhos e enxerguem o que há de belo no mundo.

Ame a profundidade da beleza. Não a beleza dos homens, mas a que está oculta, como uma pedra preciosa esperando ser descoberta. Quando você enxergar as pedras que brilham nos olhos de cada pessoa, no sol que se levanta e se põe, na dignidade dos animais que seguem reverentes sua natureza, quando você se enxergar no olhar da criança, então terá se tornado um poeta. E ainda que pense em fugir, será inevitável. A beleza terá se revelado a você em todo o seu esplendor e você será belo. Tão belo quanto tudo o mais na natureza.

Clarim