Orgulho de ser brasileiro...

Uma coisa está me inquietando já há algum tempo. Sei que atrairei a ira de muitos, mas haverá também outros que participarão do meu entendimento. Normalíssimo e isso me incentiva a prosseguir. Em primeiro lugar quero deixar bem claro que não simpatizo e nem pertenço a nenhum partido político, o que me deixa livre para expressar a minha opinião sem ser apontado como opositor ou defensor de governos. Bom,voltando à minha inquietação. Pois bem, desde o início da copa que acompanhamos o que havia sido iniciado na copa das confederações: o ardor de se cantar o hino nacional a plenos pulmões e de se gritar "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". O que pretendemos realmente com esses cânticos? Será que a intenção mesmo é mostrar para o mundo todo que amamos o nosso país, que somos unidos, que tudo está bem, às mil maravilhas? E eu continuo a perguntar: nos orgulhamos de quê? da saúde do nosso povo? da educação dos nossos jovens? dos milhares de excluídos que perambulam pelas ruas sem teto, sem emprego, sem comida? dos cartões postais espalhados por todo o país e que nunca são mostrados no horário nobre das nossas tv's? dos nossos políticos corruptos e nosso sistema político que distribui mordomias monstruosas enquanto engana o povo com migalhas? com a incapacidade do nosso povo em excluir da vida pública muitos que, comprovadamente, são corruptos, mas que continuam sendo eleitos há anos? Orgulho de quê mesmo? Os mesmos que hoje cantam nos estádios já deram prova desse "orgulho e amor" em outras partidas, quando iniciaram os jogos na mesma animação, mas que ao término das mesmas e sem a vitória, no instante esqueceram do patriotismo e debandaram para as vaias, xingamentos e toda a sorte de impropérios. Alguém duvida que se hoje não tivéssemos vencido ao Chile,seria diferente? Pois bem, o que realmente está impulsionando essa "onda patriótica" tão linda e tão comovente? A necessidade de autoafirmação em relação às demais nações? O "ego" que mascara o momento e nos faz fechar os olhos para a realidade nua e crua escancarada ao nosso redor ou o simples "pipocar" dos flashes que são capazes de mudar o semblante do rosto mais sisudo, no rosto mais sorridente e feliz da face da terra e que é tão comum de ser encontrado, principalmente nas redes sociais?...
Maurício Pais
Enviado por Maurício Pais em 29/06/2014
Reeditado em 29/06/2014
Código do texto: T4862974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.