Delírios matinais

I - Da gravidade

A gravidade pode ser nada mais que um efeito de vórtice causado pela rotação dos corpos celestes sobre seu próprio eixo. Quanto mais rápida a rotação, e quanto maior o corpo celeste, maior e mais ampla será essa força de atração, que poderia ser descrita como uma espiral de sucção, de duração indeterminada ou determinada pela duração da própria rotação, agindo como força unicamente em seus limites. Mas o que causa essa rotação? Alguma interação de energias ou conflitos eletromagnéticos no interior dos corpos? Ou haveria então alguma causa externa, envolvida na mecânica de todo universo? Ou uma associação de ambos os fatores? Fico com dor de cabeça quando começo a pensar nesses assuntos.

II - Da moralidade

A feérica importância conferida pelos encargos da consciência aos tópicos de moralidade possui uma relatividade de proporções que equivale à necessidade objetiva de qualquer componente incluído em qualquer sistema observável. Omita-se esse dado componente e o sistema se ajustará à sua ausência, adaptando-se à nova situação. Ou se adapta, ou desmorona. O mesmo ocorre com os códigos morais, os quais são em grande parte uma imposição pessoal. A sociedade pode cobra-los, mas fazer com que sejam observados, realizando-se como tais, é uma opção do indivíduo em face das vantagens que possam oferecer a ele. Muitas vezes essas vantagens não são suficientes, sendo esta a razão da existência dos criminosos.

Damnus Vobiscum
Enviado por Damnus Vobiscum em 24/08/2014
Reeditado em 24/08/2014
Código do texto: T4935201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.