SOBRE A MORTE...
 
Penso que a primeira condição para não vivermos para a morte é, parafraseando o jornalista Mário Gérson, “inventar coisas para fugir dela”, embora saibamos que isso é praticamente impossível. Começamos a morrer, pois, ao nascermos. Mas, se o futuro é de morte, por que então não morrermos da melhor maneira possível? E como é morrer da melhor maneira possível, se a morte é, em si, algo que não queremos, não aceitamos e lutamos a vida inteira para ela não nos levar? A resposta está, parece-me, em morrer aproveitando a vida e não acelerarmos a vida para encontrarmos a morte como, por exemplo, morrendo de depressão, de angústia, de sofrimento, de hipertensão, de ansiedade e nos lamentando porque nascemos. Desta forma, penso que a morte se torna mais leve, mais humana, diria até mais gentil, para quem está vivo.

Por outro lado, será que a morte é uma invenção criada pela nossa mente? Aquela que não conhecemos e que nos leva, de vez em quando, para lugares que, se formos contar, diriam que estamos loucos? E se for assim, se a nossa mente já estiver ligada à exterioridade de nossa realidade, em algum plano que desconhecemos, e infantilmente a descrevemos como a morte? Se assim for, a morte não é nada mais do que apenas uma condição de sentido exterior colocada pela nossa mente como uma passagem sem grandes alardes e sem a ruptura que nos faz refletir sobre o sentido de viver com pensamento de que o futuro é a morte...

Decerto, ainda que tudo possa ser explicado pela lógica, infelizmente, até hoje, ninguém que já tenha feito a passagem voltou para dizer se é verdade que a morte acontece de fato. Sim. Embora o ser se acabe fisicamente, quem garante que isso é morte? Será que, de fato, existe separação entre corpo e alma? Ora, se fizermos uma analogia entre essa dicotomia do nosso ser (sem levar em conta o espírito), veremos, de cara, uma contradição: como pode algo que é uno ser dividido em dois (corpo e alma) – ainda mais se analisarmos que o pensar (imaterial), que é mente (consciência e subconsciente), comanda a parte física (corpo) e dá sentido a tudo que o envolve –, seja ele concreto ou abstrato?

Só nos resta então a perplexidade complexa das conjecturas e subjetividades inerentes ao pensar, que tanto pode nos dar a sensação de derrota na vida – levando-nos para a morte –, como pode nos dar a vitória contra a morte – trazendo-nos para a vida plena, independente de que exista vida após a morte ou que a vida não aconteça nesse plano, mas no plano após a realidade interior de cada um, em realidades externas que podemos pensar como sendo planos distintos, cada um deles subsequente ao outro.

Por fim, essas incertezas são, na verdade, o prazer de viver. Não saber nos leva a fazer, a querer, a conquistar, pois se existe um futuro chamado morte, antes que ele chegue, existe um presente chamado viver.





Imagem da Web
Raimundo Antonio de Souza Lopes
Enviado por Raimundo Antonio de Souza Lopes em 25/08/2014
Código do texto: T4936809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.