Teologia

A importância da sinceridade no estudo teológico

O estudo teológico nunca deve estar ligado em o estudante querer ser melhor do que as outras pessoas ou em querer adquirir benefícios para si próprios.

Ao estudarmos teologia precisamos entender que esses conhecimentos são oportunidades explicitas para além de tornarmos teólogos, também nos tornarmos pessoas melhores na sociedade, e que entendem melhor essas pessoas da sociedade. Isso é saber colocar em prática todo ensino, sem esperar nenhum retorno, a não ser a alegria de poder ter ajudado o próximo.

Como estudantes de teologia Cristã, precisamos entender que esses estudos de nada nos servirão sem termos uma plena comunhão com Deus, ou seja, além de nos preocuparmos com os conhecimentos teológicos com base acadêmica, precisamos também ler a bíblia, participar dos cultos na igreja, participar da escola bíblica dominical e tirarmos tempos de oração e adoração a Deus.

São esses princípios que nos ajudarão a colocar todo nosso conhecimento a serviço do reino de Deus.

“Segundo o Dr. Carl Trueman ao longo dos seus oito anos como professor universitário ele conheceu inúmeros estudantes evangélicos que se deram mal durante os seus estudos”. “Eles consideraram pesados demais os ataques críticos contra a Bíblia ou os ataques radicais da filosofa e da teologia, ou os efeitos relativizantes dos estudos históricos e fenomenológicos, e por fim acharam mais fácil abandonar a posição evangélica do que posicionar-se contra o dilúvio de argumentos alternativos que lhes eram arremessados de todos os lados”.

A teologia está ligada em estudar sobre Deus, e esse conhecer se da através da sua própria revelação ao homem, no entanto, se o homem conhecer a Deus somente academicamente e não praticar esses ensinos de nada servirá tais conhecimentos. Então podemos afirmar que o conhecimento precisa ser bem aplicado, pois nem todos sabem aquilo que sabemos, e isso nos trás uma responsabilidade ainda maior. Devemos sempre pensar que os estudos estão ligados à fé, e assim iremos com certeza servir o reino com sabedoria.

Fomos chamados a serem pessoas que contribuem para a propagação do evangelho de Cristo, e podemos dizer que como estudantes de teologia somos privilegiados em ter conhecimentos que nem todos da igreja e da sociedade têm. Todos esses conhecimentos não são apenas para nos defender quando ameaçam a nossa fé, e nem para meros debates com irmãos da igreja, e sim para que possamos glorificar o nome de Deus através de toda essa nossa experiência.

Por isso é muito importante a nossa sinceridade em estudar teologia, pois é através disto que podemos nos tornar reformadores dentro da igreja, na nossa família, na sociedade que estamos enquadrados e também em outras dimensões que nunca pensávamos que poderíamos influenciar através do conhecimento bem aplicado que adquirimos com seriedade nos estudos teológicos.

Nada é tão bom que não possa ser repensado, nenhum ensino e tão fundamentalista que não possa ser revisto e Deus não está distante ao ponto de conhecermos. A vida é feita de aprendizados e isso todos podem alcançar ao estudar uma boa teologia, baseada na fé e na razão.

Que Deus nos abençoe nos estudos e na aplicação desses conhecimentos.

Jeff JIG e Dr. Carl Trueman
Enviado por Jeff JIG em 27/08/2014
Código do texto: T4938919
Classificação de conteúdo: seguro