O QUE COM "GUERRA" SE CONQUISTA, COM "GUERRA" SE MANTÉM

"Conquistas baseadas em imposição e força só se mantém à base de imposição e força. Quem assim procede jamais terá paz, viverá em guerra por tudo, com tudo e com todos. Em outras palavras, se você foi obrigado a usar de força maior que sua capacidade de relacionar-se para assegurar seu direito, você sempre precisará contar com essa força para mantê-lo. Só se toma à força o que não quer ser dado e o que não quer ser dado sempre terá quem o retenha à força. Sendo mais claro, quem conquista algo à força (com imposição de qualquer tipo, seja de violência ou poder público), obriga-se a 'viver em guerra' para mantê-lo. Se, para assegurar seu direito, você tirou à força algo, impôs reconhecimento ou posição de alguém que o retinha, você sempre terá esse alguém para disputar esse algo, reconhecimento ou posição. Somente o que se conquista com paz (sem imposição) é efetivamente nosso, pois tais coisas jamais serão alvo de disputa. Logo, tolice é desejar o que todo mundo deseja.

Não adianta calar o mal com o mal, deter a imposição com imposição, sufocar a força com força, vencer a humilhação humilhando, pois toda semente planada, quer seja boa ou má, sempre voltará com frutos em quantidade maior, na proporção de mil para cada um plantado. Para cada grão de paz, mil grãos de paz; para cada de guerra, de imposição, etc., mil dessas mesmas espécies.

O que foi conquistado com o uso da força, jamais foi conquistado. Para ser mantido, tem que ser reconquistado a cada novo dia terá com a mesma força.

Não conquiste algo assim. Somente a paz nos permite desfrutar nossas conquistas, produzindo, enfim felicidade. Mais vale abrir mão pela paz, do que sustentar-se com a guerra. Quem vive em guerra jamais conquistou algo, mas já perdeu tudo.

Conheça Jesus e Sua filosofia de vida na Bíblia - Mateus 5:38 a 41.

Wilson do Amaral