Independência?

A independência do Brasil não significou a independência dos brasileiros. Ela beneficiou a aristocracia da época (1822) e continua dessa maneira até hoje.

A cultura brasileira é marcada pela dependência. Não é preciso muito para perceber isso: o povo espera sempre do governo, mas não produz mudanças de pensamento; os filhos no Brasil tendem a ficar mais tempo em casa (há quem não saia de casa, mas nem quando se casa); muitos pais têm filhos porque tem a cultura da tutela, portanto, esperam cuidados futuros; há quem exercite sua fé a partir da fala de uma autoridade religiosa; há os que esperam da escola ou do sistema de ensino os resultados para suas buscas pessoais; há os que esperam a felicidade nos outros. Precisa citar mais?

Independência tem a ver com identidade. Somos um povo sem identidade. Admiramos os norte-americanos mais do que a nós mesmos: pelas músicas, programas de TV, produtos e tantas outras coisas que não precisam ser citadas. Nem sabemos o que significa ser brasileiro!

A cultura da independência é possível?

Será possível quando assumirmos nossa responsabilidade no mundo e quando aprendermos de fato o que é respeito pelo outro; quando nos sentirmos mais dispostos a pensar por nós mesmos não esperando pelos outros; quando não tivermos medo de sermos nós mesmos; quando formos capazes de perceber que existir nesse mundo é uma questão de decisão de todos os dias e ao decidir por isso fazermos valer a pena nosso ESTAR AQUI, pois nenhuma estrutura tem razão de ser se não começar pelos indivíduos organizados e conscientes de sua contribuição.

Gostamos quando o 7 de setembro é em dia de semana, pois é um dia de feriado que não sabemos o que significa, mas lotamos as estradas rumo à praia, tomamos algo, falamos mau do governo, da escola, do patrão e no outro dia tudo volta ao normal.

filopoeta
Enviado por filopoeta em 07/09/2014
Reeditado em 05/09/2015
Código do texto: T4952718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.