Papai Noel do Mal

É pena que nem tudo siga os rumos do bom senso. É desesperador viver em grandes aglomerações de gente, principalmente quando o egoísmo e a irresponsabilidade imperam nas atitudes.

É incrível o cuidado que se tem ao escolher as palavras em alguns contextos, todos querem ser politicamente corretos. E há um exagero, um radicalismo nesse sentido. Não que seja ruim esse cuidado, mas o zelo com as relações e com a convivência tem de ser mais amplo.

A busca pelo prazer imediato e por estar "na boa" com tudo e com todos tem feito estragos na sociedade. Para que esses objetivos sejam alcançados se faz o indesejável. Há muita gente desprezando as leis para ser mais popular, mais simpático, mais "amigo", mais politicamente correto...

Um exemplo claro é o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro no que se refere ao artigo 140: (...) "devendo o condutor ( de veículo automotor e elétrico) preencher os seguintes requisitos:

I - ser penalmente imputável;

II - saber ler e escrever;

III - possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

E não é que muitos papais estão presenteando seu filhos com motocicletas e motonetas, mesmo não sendo as crianças penalmente imputáveis. Pior: entregam os veículos sem os devidos registros e emplacamento a alguém sem habilitação e sem juízo suficiente para conduzi-los. Os pais aproveitam-se de uma brecha na lei para entregar aos filhos uma arma de até 50 cilindradas. Eles se fazem de bobos, de ignorantes para satisfazer um pedido, ou para se livrar da pressão de um filho "aborrecente" cujo pai não sabe dizer "não".

E a lista de presentinhos do mal é grande...

Benedito de Castro