Jacob Boehme e a Virgem Sophia

“(...) No entanto, para que os filhos da pobre Eva fossem socorridos, era preciso que viesse outra Virgem, e que ela nos engendrasse um Filho, que então fosse Deus conosco e Deus em nós. No momento da queda, a Palavra de Deus Pai [e na Palavra a Luz] entrou, através do Espírito Santo, no elemento santo, na casta Virgem da Sabedoria de Deus, e fez um pacto precioso de tornar-se uma criatura nessa Virgem, de arrancar do demônio sua força na cólera e de quebrar o reino dele. Esse Cristo quis lançar-se na humanidade perdida e, com sua entrada na morte, separar de nós o colérico Inferno e o reino deste mundo. Deus Pai, imediatamente após a queda, manifestou no jardim do Éden essa Palavra da promessa da semente da mulher. Ali o Cristo imediatamente se entregou [na aliança eterna] no centrum da luz da vida. Com isso, ele separa da cólera de Deus e do reino deste mundo todas as almas humanas que se aproximam dele e a ele se entregam [no momento da morte de seus corpos], e os introduz no elemento puro do Paraíso, na casta e pura Virgem [Sofia], para ali esperarem, numa grande doçura, até que Deus quebre o reino deste mundo, com as estrelas e os elementos. Então, o elemento puro instantaneamente se porá no lugar da extrageração, e ali o novo corpo deve crescer e se elevar na alma, no elemento santo [que está] diante de Deus, pela eternidade. Se quisermos agora considerar sua preciosa encarnação, devemos abrir bem os olhos do nosso espírito e não pensar tão terrenamente como atualmente se faz em Babel. Devemos considerar bem, como Deus tornou-se homem; pois as Escrituras dizem que ele foi concebido sem pecado e engendrado de uma virgem pura. Querida mente, pensa que espécie de virgem era: pois tudo o que é nascido da carne e do sangue deste mundo é impuro, e nenhuma virgem pura pode ser engendrada deste sangue e desta carne de corrupção. A queda de Adão quebrou tudo: tudo está sob o pecado e nenhuma virgem pura é engendrada da semente do homem. E, no entanto, esse Cristo foi concebido sem pecado e engendrado de uma Virgem pura. Aqui, os eruditos das escolas deste mundo se calam, e o aluno nascido de Deus avança para ensinar sobre esse nascimento. Pois o espírito deste mundo não conhece [ou sabe] nada além disso. Para ele isso é uma loucura; e, se ele vai mais longe, então está apenas em Babel: em sua própria razão.

Assim, estabelecemos aqui, conforme nosso conhecimento, que a Virgem pura e casta na qual Deus foi engendrado [ou nasceu], é a Virgem pura e casta [que está] diante de Deus, e é uma Virgem eterna [a Sofia]. Antes que o Céu e a Terra fossem criados, ela era uma Virgem, e, além disso, era inteiramente pura, sem a mínima mácula. E essa pura e casta Virgem de Deus, colocou-se em Maria, quando ela [Maria] foi criaturizada corporalmente [ou se encarnou], e seu “novo homem” esteve no elemento santo de Deus. Por isso, ela foi bendita entre todas as mulheres e o Senhor estava com ela, como o anjo disse. Assim, nós também podemos dizer que Maria abraçou a santa celeste e eterna Virgem [a Sofia] de Deus, e que ela se revestiu com o elemento puro e santo, e também com o Paraíso; e, no entanto, foi verdadeiramente uma virgem neste mundo, [engendrada] por Joaquim e Ana. Todavia, ela não foi chamada de “virgem santa e pura” conforme sua geração [ou nascimento] terrestre: a carne que ela tinha de Joaquim e de Ana não era sem mácula; mas sua santidade e sua pureza são conforme a Virgem celeste [ou Sofia]. Além disso, ela não trouxe a Virgem celeste para si pelo seu próprio poder, pois o anjo disse a ela: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra, pelo que também o SANTO, que de ti há de nascer, será chamado filho de Deus”. (Livro ”Os Três Princípios da Essência Divina”) de Jacob Boehme.

Isaías 7;14- Portanto o Senhor mesmo vos dará sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel. Jeremias 3;15- Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência. Jeremias 29;8- Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores que sempre sonham segundo o vosso desejo; 9- Porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor. 13- Buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Isaías 45;3- Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. 4- Por amor do meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome, e te pus o sobrenome, ainda que não me conheças. 5- Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheças. 6- Para que se saiba até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.

Há que se refletir sobre a “rainha dos mares”, sobre a “rainha dos céus”, sobre a “Diana dos efésios” e sobre a adoração de estátuas. As histórias infantis são para crianças, a infância da Humanidade já se foi e o tempo da ignorância também já se esgotou. Atos 17;30- Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância, agora, porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam.

Jacob Boehme (1575-1624)
Enviado por Edgar Alexandroni em 15/09/2014
Reeditado em 23/09/2014
Código do texto: T4963449
Classificação de conteúdo: seguro