Aversão à Estupidez

A convivência com pessoas agressivas, no sentido verbal e físico, é algo que requer muita paciência, elegância e retórica. Ao homem bruto e semicivilizado, eu tenho apenas o sentimento do repúdio. Aos filmes e programas televisivos que idolatram apenas a violência, eu tenho um sentimento de nojo, escárnio. Às ocasiões propícias à agressividade, eu ofereço tão somente a postura do afastamento intencional.

Portanto, infeliz do sujeito que se aproxima de mim almejando essa má intenção, pois da minha parte não vai encontrar nada senão a elegância e o pacifismo. Em todos os meus passos, e atitudes, eu hajo o mais civilizado possível, quase de uma forma ultracivilizada. Ao meu ver, o cidadão desse novo milênio precisa procurar esses preciosos valores em sua vida, senão as guerras e os episódios de violência nunca acabarão sobre a face da Terra. E, no final das contas, a humanidade terminará na ruína e no pó.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 25/09/2014
Reeditado em 26/09/2014
Código do texto: T4975231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.