China x Brasil
 
 
Eu moro a aproximadamente 18.000 km da China.
Como muitos brasileiros, descobri os sites de compras chineses e me rendi. Não só porque os preços são muito bons, mas também porque percebi que a maioria das coisas que eu comprava aqui, eram fabricadas lá, importadas pelo Brasil e oferecidas ao consumidor com acréscimos de até 300% no valor inicial.
A mesma blusa comprada em um shopping em Curitiba a R$ 80,00, custa em um destes sites chineses apenas 7 dólares.
Como tenho amigos e parentes que trabalham em grandes lojas, pedi que descobrissem onde as peças eram fabricadas e não foi com supressa que também cheguei na China.
A partir daí passei a me questionar porque pago 3 vezes mais por produtos idênticos. A resposta é a carga tributária.
Tudo bem. Mas faço também o seguinte raciocínio: comprando na China a quase 20 mil quilômetros, pagando com boleto bancário; em 24 horas os chineses analisam meu pedido, confirmam o pagamento e despacham o produto.
Detalhe: sem frete.
Se eu fizesse o mesmo pedido (e já fiz várias vezes) para o Estado vizinho que fica a uns 250 Km, meu boleto leva 3 dias úteis para “cair” na conta da empresa, minha mercadoria mais 2 dias para ser preparada, 2 dias para despacho e em torno de mais 7 dias para percorrer os 250 km. Total: 14 dias. Detalhe: com frete que no mínimo é de R$ 25,00.
Tem algo muito estranho.
Mas a grande questão é: por que um país que está a 18 mil quilômetros de mim consegue, em tempo recorde, o nós não conseguimos?
A outra questão é: por que tamanha carga tributária? Lembrando que mesmo pagando os até 60% de impostos da Receita Federal, o produto chinês ainda sai por menos da metade do preço que é pago aqui.
A coisa fica ainda pior quando eu penso que todos estes impostos com certeza não vão para os fins que deveriam ir, porque se assim fosse, eu até não me importaria.
Enfim, ou os chineses são muito bonzinhos ou nós somos muito bobos. Mas não somos nós que estamos virando potência mundial...
Edeni Mendes da Rocha
Enviado por Edeni Mendes da Rocha em 27/10/2014
Código do texto: T5013419
Classificação de conteúdo: seguro