FOLCLORE NACIONAL: PEÇA FUNDAMENTAL DE NOSSA CONSTRUÇÃO CULTURAL.

APENAS SUGERINDO, E VALORIZANDO TODO PROCESSO SECULAR DE ACULTURAÇÃO DE NOSSAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS CULTURAIS QUE SE ESTABELECERAM ENQUANTO REPRESENTAÇÃO DE NOSSA BRASILIDADE E CULTURA NACIONAL:

À partir de 31 de outubro ao invés de comer enlatados, coma:

Pamonha, broa de milho, paçoca de pilão, baião de dois, acarajé, tutus, tapioca, beijinho, mungunzá, barreado, bolo de rolo, cajuzinho, brigadeiro, rapadura, buchadas, rabadas, queijo fresco, canjica, curau, sagu, feijoada, peixada, moqueca, angu, torresmo pururuca, pé de moleque ...

À partir de 31 ao invés de beber enlatados, beba:

Limonada, caldo de feijão, suco de milho verde, mel, cachaça, gengibirra, laranjada, melado, garapa, canelinha, caipirinha, água da fonte, tubaína, café com leite, sangria, chimarrão, aluá, chibé, café, idizinho, quentão, tereré, caldo de piranha, caldo de taioba, cajuína, guaraná de Jesus...

À partir de 31 ao invés de ouvir enlatados, ouça: Chiquinha Gonzaga, Cartola, Ernesto de Nazareth, Villa Lobos, Elis Regina, Tom Jobim, Ângela Maria, Chico Buarque, Marisa Monte, Caetano Veloso, Gal Costa, Zé Ramalho, Tom Zé, Adoniram Barbosa,

Dia 31 ao invés de ler enlatados, leia:

Rubem Alves, Clarice Lispector, Mario de Andrade, Cecília Meirelles, Jorge Amado, Hilda Hilst, Euclides da Cunha, Carlos Drummond, Raquel, Queiroz, Silvio Romero, A. Amaral, Florestam Fernandes, Gilberto Freire, Edisom Carneiro, Vinícius de Moraes, Oswald de Andrade, Ligia F.Teles, Manoel Bandeira, Érico Veríssimo, Monteiro Lobato, Câmara Cascudo...

À partir de 31 ao invés de brincar enlatados, brinque de:

Peão, amarelinha, mãe da rua, pular corda, passa anel, balanço, trepar em árvore, bodoque, bilboquê, garrafão, gude, pega-pega, cabra cega, burrinho, boneca de pano, esconde-esconde, pipa, cabra cega, roda...

À partir de 31 ao invés de devorar enlatados, devore:

mamão, goiaba, laranja, taioba, serralha, maracujá, abacaxi, fruta-do-conde, cajá, pinha, açaí, quiabo, tomate, abacaxi. banana, pipoca, mandioca, cajuína, cajú, pequi, amendoim, castanhas...

À partir de 31 ao invés de cantar enlatados, cante:

Cantiga de roda, Cantiga de Ninar, Samba de Roda, Moda de Viola, Cururu, Chorinho, forró, Cantigas de Amor, Cancioneiro...

À partir de 31 ao invés de dançar enlatados, dance:

Baião, Congada, Batuque, Samba, Caninha Verde, Coco, Lundu, Maxixe, Axé, Bossa Nova, xote, xaxado, Catira, Cururu, Milonga, Polca, Maracatu, Tangarás, Capoeira, Quadrilha, Vanerão, Fandango, Carimbó, Samba Lenço, frevo, Pagode, Milonga, Chamamé...

ANTES DE TANTO VALORIZAR A PRATA DE OUTRAS CASAS, POR QUE RAZÃO NÃO NOS DETERMINAMOS DIFUNDIR, REMEMORAR, MANTER, ESPARGIR, SALVAGUARDAR, E PRINCIPALMENTE RE SIGNIFICAR TUDO O QUE HERDAMOS E QUE CHEGA ATÉ NÓS DIUTURNAMENTE SOB FORMAS MANIFESTAS DA CULTURA TRADICIONAL FOLCLÓRICA BRASILEIRA?