EU TENHO VERGONHA ...

Sou brasileiro, tenho 75 anos e estou falando do meu País, o Brasil.

Eu tenho vergonha do nosso sistema de saúde.

Eu tenho vergonha do nosso sistema de educação.

Eu tenho vergonha do nosso sistema de segurança.

Eu tenho vergonha do nosso sistema de transportes.

Eu tenho vergonha da situação das nossas estradas.

Eu tenho vergonha da situação dos nossos portos e aeroportos.

Eu tenho vergonha da situação dos nossos rios e sistemas hídricos.

Eu tenho vergonha das obras superfaturadas, mal feitas, inacabadas.

Eu tenho vergonha das nossas cidades sujas e abandonadas.

Eu tenho vergonha do nosso sistema carcerário.

Eu tenho vergonha do nosso poder judiciário.

Eu tenho vergonha do nosso poder legislativo.

Eu tenho vergonha do nosso poder executivo, nos três níveis.

Eu tenho vergonha do nosso sistema político.

Eu tenho vergonha do nosso sistema tributário. (Geral)

Eu tenho vergonha do nosso sistema previdenciário. (Discriminatório)

Eu tenho vergonha do nosso governo, em toda a sua dimensão.

É claro que a doença endêmica do Brasil (MMM - Metástase Maligna da Moral) não começou ontem, bastando lembrar-nos de Rui Barbosa, de Monteiro Lobato e de Capistrano de Abreu, com os seus esclarecidos pensamentos, mas nestes últimos doze anos conseguimos atingir o apogeu da nossa decadência e da nossa miséria ética e moral, quando até uma grande parcela do próprio povo, ainda que, talvez, inconscientemente, em razão da sua precária alfabetização, vendeu o seu voto para aqueles que assumiram o poder e estruturaram o seu aparelhamento ideológico (a falida ideologia do fracasso), através da "SOCIALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO", cujo contraponto, ou seja, a "Circunscrição da Corrupção", foi o grande erro do governo Collor, o que explica porque este caiu logo, e aquele que assumiu o poder há doze anos atrás, ainda persiste e vai nos infligir mais quatro anos, para continuarmos contemplando a incompetência dos semi-alfabetizados, que perderam a sua modéstia, conforme o Sr.N.Jobim, e, por conta dos semi-alfabetizados do outro lado do muro, tiveram a ousadia de assumir o governo do Brasil. (Os tolos mais perversos, são os que não sabem e não sabem que não sabem.)

Hoje, podemos dizer, sem medo de errar: "Nunca antes, neste País, houve tamanha corrupção e tamanha falta de vergonha".

Felizmente, a nossa Geração Cósmica está nos seus "últimos dias" e a sua conclusão é a única maneira dos meus filhos e minhas netas escaparem de viver dias piores do que os meus. Quem viver, verá.

Pobre Brasil, eu amo você e, paradoxalmente, tenho vergonha de você, pois tenho receio de que alguém pergunte qual é a minha nacionalidade, e eu, cabisbaixo, olhando para o chão, com a voz tímida e abafada ... do que vocês acham que terei vergonha?

Lei ÚNICA: Todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara.

Parágrafo ÚNICO: Revogam-se as disposições em contrário.

(Capistrano de Abreu)

Essa Lei Única, desse grande Pensador, substituiria esse enorme, confuso, contraditório e ineficaz conjunto de "leis mortas", que induzem muitos a acreditar que "todos são iguais perante a lei". Me engana que eu não gosto.

Pobre Brasil, você está na rota de colisão, rumo ao caos, e eu fico muito irritado com o De Gaulle, principalmente porque ele tinha razão.

Que Deus tenha piedade de nós todos.