BARULHO DEMAIS, ORDEM E PROGRESSO DE MENOS

Hoje em dia, praticamente só se consegue emprego em funções que se precisa estar com boa audição para exercê-las e em horários que torna necessário acordar-se bem cedo. E as empresas já se convenceram de que se seus funcionários dormirem bem à noite toda eles produzem mais e melhor e isso é desejável para elas. As organizações que alcançam produtividade geram mais impostos. Os quais fazem bem para os cofres do Governo, para o avanço das cidades e sociedades e para o bolso dos políticos.

No entanto, cada vez mais o barulho nos meios urbanos se torna insustentável. É foguetório dias de jogos do maldito futebol; É rap e funk à todo volume saindo dos automóveis, recintos recreativos e aparelhos celulares; Ou alaridos injustificáveis e incontroláveis na porta das residências; Carros de som que fazem divulgação para empresas e instituições públicas em ruas não comerciais. E uma série de outros acontecimentos, ilegais ou dependentes de legislações, que ficam impunes e causam perturbação aos moradores nos logradouros onde moram, a maioria zonas residenciais que deveriam ser isentas de transitações e de barulho excessivo, lhes aviltando a integridade salutar e os impedindo de desempenhar suas atividades de maneira a conservar a harmonia que faz bem para a competitividade empresarial no cenário nacional e internacional e que faz bem, também, aos bolsos de um monte de outras pessoas físicas e jurídicas. Essas verdadeiras badernas acontecem em qualquer horário, mas são mais protuberantes nos horários noturnos.

E é essa incoerência. O trabalhador precisa de paz para obter bom sono, precisa de saúde auditiva; As empresas precisam desses trabalhadores em totais condições para servirem a elas nos horários que elas os querem e com a condição auditiva que as atividades exigem, e esse caos não encontra esforço para ser detido. Nem da polícia, nem dos políticos, nem de ninguém. Não há quem se interesse ou consiga manter a ordem. Só há quem, por trás do pano, financia esse caos para obter algum benefício para si ou em nome dos que não aparecem. Geralmente criar clima de insegurança e caos e culpar o adversário político em situação no Governo, com o intuito de tomar seu lugar, de não saber administrar.

Será que para termos uma solução para essa falta de apoio vamos precisar de que haja surto de desemprego por causa de atestados médicos – íntegros ainda por cima – e queda no recolhimento de impostos por causa da falta de cumprimento de exercício lucrativo por parte das empresas que conseguem manter atividades rentáveis no mercado?

O futebol, que só sonega imposto e resume o lucro que gera a um pequeno grupo de exploradores, e a indústria fonográfica, principalmente a do rap e a do funk, não contribuem para o engrandecimento da sociedade e não dão o recolhimento que dão essas empresas que se assustam com a possibilidade de seu aniquilamento devido a escassez de trabalhadores aptos a trabalhar que por motivos fúteis se molda.

Está faltando o quê para alguém chiar e exigir silêncio para os perturbadores insanos que exercem funções inúteis para a sociedade? A qualidade de vida nas cidades, o progresso e a prosperidade dos brasileiros precisam disso para sair do papel e dos anseios das pessoas.