Você é ético?

Quando se pergunta a alguém se a pessoa é ética, logo ela responde que sim. Mas quando se pede para a pessoa definir o que é ética ela fica perdida, não sabe direito a definição de tal palavra.

Ética pode ser definida como um conjunto de normas que disciplinam a conduta humana, conforme o dicionário Aurélio. Entretanto, surge a seguinte pergunta: Será que nós somos éticos?

Acredito que falar em ser ético é muito simples, contudo exercer a ética não é nada simples assim. Por exemplo, se você tiver um parente precisando de remédio e não tiver como conseguir comprar um remédio para até salvar a vida do seu parente e neste mesmo caso você trabalhar em uma farmácia ou em um estoque de remédios, será que você furtando um remédio ainda que para uma causa nobre, notadamente, salvar a vida de um parente seu, você não estará burlando a ética?

Em visita a presídios quando um bandido faz aniversario e este mesmo bandido que já matou várias pessoas recebe um parabéns de você. Isso é ético?

Quando levaram para Nero, então com doze anos de idade, uma sentença de morte para ele assinar, ele se negou a assinar dizendo que preferia não ter nascido. A noção de bem e mal é evidente na vida de Nero e de todas as pessoas. Não é preciso definir o que é bem e o que é mal. A própria consciência humana define para nós o que é certo e o que é errado. Não se trata de um mero maniqueísmo.

O ser humano é cinqüenta por cento de mal e cinqüenta por cento de bem. O “diço”, isto é, o mal que habita o ser humano, as vezes se manifesta na mente ou na soma do individuo que ele é incapaz de controlar seu reflexo e acaba cometendo obras erradas.

Pensando em Deus, ainda que muitos sejam ateus, Deus segundo um postulado, caso você concorde comigo a priori que Deus existe, ele não é totalmente bom nem totalmente ruim. O Postulado advoga que Deus não é todo bondoso, mas é todo poderoso, daí o mal existir porque ele não tem o poder para acabar com o mal. Por outro lado, diz o postulado que Deus não é todo bondoso, mas é todo poderoso, daí o mal existir.

São Tomás de Aquino quando perguntado sobre a existência do mal, ele definiu que se o mal existe Deus existe para contrapor o mal. Na visão dele o mal é um não ser, algo que não faz parte da criação divina.

Pra você ver só, definir mal é uma coisa difícil assim como bem.

Note bem quando definimos predicado, logo vem a nossa mente características positivas e negativas que fazemos sobre um ser.

Portanto, mau e bom não são nada fáceis de serem definidos.

Quando agimos, colocamos na balança de um lado o peso das nossas atitudes e de outro os princípios que temos para agir sobre essas atitudes.

Quando falamos de caráter, logo pensamos em um quadro negro em que de um lado colocamos nossos defeitos e de outro colocamos nossas virtudes.

No trabalho, por exemplo, já dizia René Descartes, se não me falha a memória, que há uma competição entre os trabalhadores. No ambiente de trabalho não há bem, pois os trabalhadores estão competindo. Também neste mesmo ambiente de trabalho há entre os trabalhadores falta de confiança e também exaltação do próprio ego.

Além disso, existe dentre do nosso ser, que já defini anteriormente e chamei de “diço” algo ruim por natureza.

Uma outra coisa que existe é o id, o ego e o superego. É uma guerra implacável entre o id e o superego arbitrada pelo ego. O id é descontrolado e sempre quer tomar ações que geram o mal. Já o superego tenta conter o mal. É a razão presente dentro do ser humano.

Chegando ao final desta discussão, podemos dizer que o mal está presente na vida do ser humano diariamente e o bem também.

O difícil é saber a origem dos dois tanto do mal quanto do bem.

Fica pra você essa definição e você mesmo poderá dizer se é ético ou não com base no entendimento de mal ou bem.

Filósofo místico
Enviado por Filósofo místico em 30/05/2007
Reeditado em 06/06/2007
Código do texto: T507617