DETERMINISMO, ONISCIÊNCIA, LIVRE-ARBÍTRIO E NOVIDADE

Às vezes, ficamos atordoados com a mais antiga e infinita surpresa que o tempo nos reserva, ou seja, a de que ele, o tempo, é inexorável, inflexível, e mesmo que evitemos observá-lo, teremos que admitir os seus efeitos, que paulatinamente, nos transforma em pessoas profundamente diferentes da pessoa incluída no nosso planejamento. Segundo o sábio Apóstolo Paulo, somos “cartas escritas” e, segundo o nosso entendimento, que se coaduna com esse conceito, a evolução faz parte de um “programa de computador”, cuja programação pode ser constatada no texto do livro Eclesiastes, transcrito a seguir.

Eclesiastes 1;9 – O que foi, é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há pois, novo debaixo do sol. 10- Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos que foram antes de nós. 3;15 – O que é já foi, e o que há de ser, também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.

O que É, o que FOI e o que SERÁ, portanto três estágios distintos, chamamos cada estágio de Geração Cósmica, cuja duração não podemos nem imaginar, da qual o Ser Humano, com a sua formação atual, cujas anteriores metamorfoses integrais nos escapam, participa apenas dos últimos 69.993 anos (Isaías 23;17 / Jeremias 25;11,12 e 29;10), a “peregrinação pelo deserto”, que representa somente, uma pequena fração de um período colossal, que é a duração total da Geração Cósmica. Traçando um paralelo, vamos nos ater ao nosso computador, lembrando que ele possui uma gama de aplicativos, todos inseridos num programa previamente estabelecido. Nos limites desse programa, podemos, conforme a nossa vontade, fazer uma razoável quantidade de escolhas ou opções, valendo-nos do nosso “livre-arbítrio”, porém, condicionados aos limites do programa previamente instalado. A Geração Cósmica é o “macro programa”, previamente instalado, que compreende apenas o Terceiro Princípio, uma pequena parte de um monumental Universo. Entretanto, esse programa é mais rigoroso que o programa do computador, incluindo também as nossas ações, previstas e absolutamente pré-determinadas, o que nos permite compará-la a “um rolo de filme”, onde todas as cenas ou eventos, já se encontram gravados, imutavelmente. Ali estão gravados o presente, o passado e o futuro, em cada Geração Cósmica, que se repete infinitamente, conforme nos esclarece, cabalmente, de forma inequívoca, o texto bíblico acima transcrito. O nosso livre-arbítrio, como no caso do computador, permite-nos apenas uma estreita margem de escolhas ou opções, já inseridas no “macro programa”. Porém, o “Programador” sabe, previamente, quais serão as nossas escolhas, por isso, ELE faz antecipadamente ao nosso nascimento, também as Suas escolhas. (Romanos 9;11) Somos “cartas escritas”.

A constatação dessa realidade Cósmica é devastadora, como um “tsunami”, para todas as crenças, superstições, doutrinas, dogmas, rituais e quaisquer outros procedimentos exteriores por parte dos seres humanos, os quais em absolutamente nada modificarão aquilo que estiver programado, cuja compreensão sempre esteve reservada, conforme o programa, para o final dos tempos, pois ela seria desastrosa para a Humanidade, se antecipada para estágios evolutivos incapazes de administrar tais conhecimentos, sem incorrer no colapso, pela consequente liberação dos instintos primitivos, então, supostamente livres do temor do “Programador”. Por incrível que pareça, até os astrofísicos teóricos estão especulando sobre esta realidade! Eis que, mesmo agora, no topo de uma tremenda evolução nos conhecimentos racionais, o Ser Humano se confunde entre o paradoxo do determinismo e onisciência de Deus e a integridade do seu suposto livre-arbítrio. Ora, se a Geração Cósmica é um programa pré-estabelecido, ou um filme totalmente gravado, o que, minimamente, pode ocorrer de novo? Quaisquer novidades, como a queda de um fio de cabelo, não contida no filme, seria uma novidade que o “Programador” não sabia, desmoronando, então, a onisciência! Ocorre, todavia, que tudo está no filme, inclusive a queda do fio de cabelo. Nada Lhe escapa. Temos que reconhecer, que a limitação da eficiência e da amplitude do nosso livre-arbítrio, é intolerante para a nossa arrogante racionalidade. Neste caso, vamos apreciar, com toda a atenção, os textos seguintes:

Isaías 42;9 – Eis que as primeiras predições já se cumpriram e novas coisas eu vos anuncio, e, antes que sucedam eu vo-las farei ouvir. 55;11 – Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei.

Jeremias 23;20 – Não se desviará a ira do Senhor, até que ele execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. 31;34 – Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, (...)

Jeremias 1;5 – Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta às nações.

Jeremias 10;23 – Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.

Jeremias 18;6 – Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro ó casa de Israel? diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Romanos 9;11- E ainda não eram os gêmeos nascidos nem tinham praticado o bem e o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama). 14- Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.15- Porque ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e compaixão de quem eu quiser ter compaixão.16- Assim, isso não depende da vontade nem do esforço de alguém, mas de Deus mostrar misericórdia.18- Portanto, ele tem misericórdia de quem quer e endurece a quem quer. 19- Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20- Quem és tu ó homem, para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21- Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra?

II Coríntios 3;2- Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.3- E estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito de Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. 5- Não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.

Mateus 11;27- Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

João 15;16 – Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; (...)

Efésios 2;8 – Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. 9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Isaías 34;4 – Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira.

Talvez, a esta altura, surja a indagação: qual é, então, a finalidade de tudo isto? A resposta é muito simples: recuperar uma terça parte (33,3%) de tudo o que foi contaminado por Lúcifer, devolvendo-a para o Reino da Luz de Cristo (Daniel 12;3,4 / Mateus 13;43 / Filipenses 3;20,21 / II Coríntios 4;6) no Segundo Princípio, e dissolver as outras duas terças partes (66,6%) (Isaías 34;4), as quais são irrecuperáveis, nas Trevas do Primeiro Princípio. Conclui-se, então, a Geração Cósmica, e surgirá outra, com a qual ocorrerão os mesmos eventos, no decurso da sua evolução, ao longo de n’lhões de anos, sem que haja nenhuma memória da Geração Cósmica que se findou, assim como não a temos também, da Geração Cósmica que nos antecedeu.

Colocando-nos, modestamente, no nosso devido lugar, podemos nos atrever a imaginar como será o próximo filme, em função do fenômeno “repetição”, mas não sabemos se os atores e atrizes serão nossos “avatares”, uma vez que, 33,3% da Geração Cósmica anterior, serão transformados em Luz, e 66,6% dela, serão dissolvidos no tenebroso turbilhão tempestuoso, dos quatro primeiros espíritos da Natureza Eterna (Zacarias 13;8,9). Isso nos leva a considerar, que os atores e atrizes serão outros, mas, muito parecidos com os anteriores, talvez apenas réplicas, pois como observou, com a mais absoluta propriedade, A. L. Lavoisier (1743-1794), “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.