Quando o passado condena

O tempo é o mais valioso recurso de que dispomos, ele é a nossa própria vida. Saber aproveitá-lo verdadeiramente deveria ser a principal tarefa de cada pessoa. Para isso, é necessário que se compreenda o seguinte: viver plenamente o presente significa não ter "dívidas com o passado" e, a cada dia, preparar-se para o futuro.

O futuro não nos pertence, o passado não pode ser mudado, mas podemos tomar decisões conscientes, que venham a gerar bons e duradouros frutos para nós e nossos semelhantes. É nosso dever ter responsabilidade por nossos atos, pensamentos e sentimentos, de modo a tomar as decisões adequadas ao longo da vida.

O passado condena muitas coisas, quando não temos total consciência do que o tempo é. O passado condena cada oportunidade desperdiçada, cada ato de omissão, cada palavra dita com furor, cada pensamento equivocado entre outras coisas. Mas há uma coisa que o passado não pode condenar: uma consciência tranquila e feliz.

Quem sente gratidão pela vida e busca aprender suas valiosas lições, quem procura aprender a amar e a respeitar tudo o que está à sua volta, quem reflete cuidadosamente antes de tomar alguma atitude, quem encontra a felicidade dentro de si e a manifesta ao mundo, em resumo, quem faz a vida valer a pena, jamais sofrerá condenação do passado nem terá dificuldades quanto ao futuro.

Se o "hoje" for bem vivido, não haverá passado insatisfeito e, no futuro, não haverá desperdícios.

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 29/12/2014
Código do texto: T5084285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.