Maturidade x Amizade

Quando alguns amigos retardam a maturidade, infantilizando-se mutuamente, isso não pode ser considerado algo saudável e natural. Afinal, a amizade deve sempre somar e não subtrair. Somar no sentido cultural, social, espiritual, político, pois toda amizade deve ser uma troca de experiências e um enriquecimento individual. Quando, por exemplo, a amizade é egoísta e quer se sobrepor diante de um relacionamento amoroso, é aí que ela se torna perigosa e destrutiva.

Mesmo porque um amigo não se casa com um amigo, não trocam alianças, não nos dá filhos e nem sempre está do nosso lado quando precisamos. Portanto, infeliz do homem que deixa a sua companheira por causa dos seus amigos, ele apenas está comprovando para todos que não amadureceu e nem quer amadurecer. E, no final das contas, não quer sair do círculo vicioso da amizade depreciativa, improdutiva e egoísta. A esse sujeito eu chamo de eterno adolescente, pois ele não quer se evadir nunca do seu mundo colorido e irresponsável. E, assim, começar a subir os valiosos degraus da maturidade.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 02/01/2015
Reeditado em 02/01/2015
Código do texto: T5087998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.