MÚLTIPLAS FACES DO SUICÍDIO

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, nos indica que 883 mil pessoas se suicidam no mundo a cada ano, sendo que as guerras, homicídios e desastres naturais, somados, tiram 669 mil vidas por ano. Desde a década de 1970, o número global de casos de suicídios cresceu 60% e esse fenômeno é atribuído a diversos fatores, como as crises econômicas e o aumento da população que vive nas cidades, onde há mais estresse e mais pressão para se obter sucesso na vida. Soma-se ainda o fator solidão, para o qual contribui, entre outros, a tecnologia da informática e da comunicação virtual, que reduziram drasticamente o relacionamento social, quase que suprimindo os contatos interpessoais, substituídos pela eletrônica, cujo contexto já se encontra inserido desde a infância e alcança até a terceira idade. Estamos sendo robotizados!

O aprofundamento do relacionamento virtual, ao que parece, poderá contribuir para o equilíbrio populacional do Planeta, proporcionando a redução progressiva da população, que a longo prazo, poderá cair de sete para quatro bilhões de habitantes, o número indicado pela ciência humana, como adequado para o suporte da Terra, mediante um controle espontâneo e involuntário da própria população. É certo que muitos não aprovam essa forma de relacionamento, mas o número dos seus adeptos está aumentando, levando-nos a imaginar o mundo da Barbarella, com aquele desperdício da Jane Fonda!

Além disso tudo, o que incomoda, também, é a dificuldade da propagação do conhecimento, que contribui para um melhor esclarecimento geral, onde se nota o desinteresse até pelos livros. Assim, o vocabulário está cada dia mais pobre, o que se percebe na comunicação verbal e escrita entre as pessoas. A falta de leitura resulta na incapacidade de ordenar as idéias e de exprimi-las pela correta articulação das palavras, organizando-as para que expressem com clareza os pensamentos, e amplie, também, a capacidade de entender o conteúdo do que os outros falam ou escrevem. O resultado, aqui no Brasil, é que 529 mil alunos foram reprovados, com a nota ZERO, na prova de redação do nosso sistema de educação!

Voltando ao número alarmante de suicídios, podemos considerar também, talvez principalmente, os efeitos da corrida maluca atrás do ouro, a qualquer custo, sem levar em conta os valores éticos e morais, e muito menos, os espirituais, todos eles em queda livre e vertiginosa, em todo o Planeta. Os resultados deste cenário tenebroso aí estão, diante dos olhos de todos, Estamos somente no início do "princípio das dores" e o "iníquo" já está quase que totalmente exposto. Logo, antes do que se imagina, nós o veremos por inteiro e, então, terá sido afastado aquele que o detém, e não faltará mais nada.

Os que têm olhos para ver, vejam. Os que têm ouvidos para ouvir, ouçam.