Uma parte única e insubstituível do cosmo

"Você não é uma entidade isolada, mas uma parte única e insubstituível do cosmo. Não se esqueça disso. Você é uma peça essencial do quebra-cabeça da humanidade." Disse Epicteto no seu livro "A arte de viver".

Epicteto nasceu escravo no Século I no Império Romano, e se tornou um filósofo respeitado por tentar responder, entre outras, à seguinte dúvida: “Como viver uma vida plena e feliz?"

Creio que a nossa época tem muito em comum com aquela, o imperialismo continua fazendo vítimas, os homens continuam a escravizar pessoas, o povo crê mais nos poderosos do que nos filósofos e continuamos sendo gravemente iludidos durante a vida toda para aceitarmos que pessoas são coisas.

Paramos no tempo por quase dois mil anos? Não evoluímos nada nestes quesitos em todo este período? Embora o nosso quebra-cabeça já esteja muito mais completo do que o que via Epicteto, continuamos arrumando desculpas pra tudo e aceitando as mais esfarrapadas que existem entre elas.

Penso que é muito difícil transformar-se e melhorar os seus ideais, mas isto ainda é mais fácil do que arrumar uma boa desculpa para se justificar por não ter tentado.