Visita do Papa!

Visita do Papa!

Com a vinda Papa ao Brasil semana que vem, mais uma vez é tempo de se repensar nos valores agregados a está visita.

Valores que estão para além das questões religiosas. Refiro-me aos valores sociais que abarcam questões que há anos veem sendo negligenciadas, alguns valores só são percebidos de forma mais aguda quando o povo sai paras as ruas.

Em vez de cruzada contra as hostes do inferno, vamos traduzir isso por, vamos respeitar as culturas diferentes das nossas incluindo ai as religiosas.

Não é possível mais ver as religiões de outras pessoas e considera-las satânicas, pois se não for igual a minha eu excluo, mato e posso até explodir tudo, é um enorme erro se pensar que este é o verdadeiro caminho espiritual aberto para conquista e entendesse por conquista mais de vinte milhões de pessoas dizimadas com o uso das forças armadas para a conquista de terras, á América Latina que perdeu milhões de índios nativos motivados por desejos torpes e bárbaros.

Que possamos ressignificar esta presença em nosso país para que os jovens que irão ver o Papa saibam que é possível haver mudanças e que elas possam gerar em cada um de nós mais que um sentimento de indignação ou revolta. Como no último levante nas ruas deste país, que o sentimento seja o de rever valores e conceitos das estruturas no nosso país, por que para mim foi exatamente isso que o povo disse nas ruas, queremos mudanças e de valores!

Que este novo paradigma possa nos levar uma reflexão de como temos tratado as pessoas a nossa volta, como seremos capazes de transformar nossa sociedade, a partir de cada um de nós, as mudanças só encontram um chão seguro onde podemos pisar firmes e de dentro pra fora, não há como mudar o externo se nossos valores como cidadãos não mudarem! Como valorizar o outro se nós não valorizamos a nós mesmos?

Não sejamos ingênuos, achando que, por que cobramos alguns direitos estamos livres das responsabilidades. Saiba que toda vez que buscamos direitos temos que saber que virão embutidos os deveres.

Os jovens saem para protestar por escolas melhores, logo vem à responsabilidade e o dever de entender que, se queremos boas escolas devemos cuidar da estrutura e mais devem se aplicar muito mais para dizer que estes desejos e anseios da nossa sociedade terá este viés o de compromisso conosco mesmo, assim deve ser também com relação as questões morais ou será que este país já não está cansado de ser manobrado com ideias e valores que se ressumem somente a dinheiro, que lembremos-nos de tempos onde o ser humano valia por sua dignidade, valores morais e éticos e não por seu status.

A Ética é um conjunto de conhecimento extraído da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

E Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas cotidianamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Não devemos deixar que nossa sociedade neste momento tão solene onde a visita de um Papa que pode e deve nos consternar a uma nova reflexão não seja tornada simplesmente na “marcha pra Jesus” e que após sua ida, os valores trazidos pelo Papa Francisco nos encha o coração com uma nova perspectiva de transformação de cada um de nós!

Que a partir de agora nossos corações e mentes estejam abertos para um novo horizonte de possibilidades e responsabilidades, éticos políticos e sociais, que passemos a amar o outro e não a usa-los.

Seja bem vindo o Papa sua comitiva, tudo que esperamos deste Papa é que seus valores sejam de caráter humano e que possam ser agregados e assimilados pelo povo que está tão carente de um símbolo e que este símbolo seja de transformação e paz!