IMPEACHMENT, UMA POSSIBILIDADE REAL OU SÓ MAIS UM POLEMISMO?

Antes de eu pensar e opinar um pouco...aqui vai um artigo da Constituição Federal para que, juntos, possamos pensar melhor:

***

Constituição Federal de 1988

Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

§ 1º - O Presidente ficará suspenso de suas funções:

I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

§ 2º - Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

§ 3º - Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.

§ 4º - O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

***

Ok.Depois do texto, os pensamentos:

Para quem acompanha nosso momento político já deu para perceber que falar de IMPEACHMENT é como enxugar gelo, certo?

A não ser que algum fato novo apareça...e a livre coragem aconteça.

Se tivessemos realmente todos os vetores das forças dos tres poderes democraticos cientes das graves dificuldades, o vetor resultante do "check and balance" funcionando saudável e independentemente, talvez nossa história fosse diferente.

Todavia , como cidadã eu me pergunto:

Quem poderia desvendar os bastidores do todo com toda clareza?

Não sei responder. Parece como se procurar agulha no palheiro...

Fato é que o Brasil foi assolado pela corrupção. É fato gravíssimo, não é boato. Minaram o país...

É fato, não é pessimismo.

A casa caiu...resta saber quem responde pela queda da casa...

Um responsável por uma casa...não tem que cuidar da casa? Ou mudou algo nesse princípio?

Parece simples mas não é, só por analisar o nosso atual cenário político atual algo surreal nas amarrações...

Tudo funciona como um tabuleito de xadrez.

Peças de blindagem bem colocadas em todo ele...e soldadinhos peões para todo lado, até nas ruas das amarguras...

De toda sorte , opino e acredito que um assunto mais importante do que se discutir o Impedimento dum Presidente da República em casos comprovados e devidamente previstos pela Constituição, é o impasse assustador para acharmos o caminho da RECONSTRUÇÃO DO PAÍS.

DIANTE DE TANTO ESTRAGO SOCIAL, ÉTICO E MORAL...QUEM SE HABILITARIA A TAMANHO DESAFIO?

MORAL DA HISTÓRIA COMTEMPORÂNEA:

TEM VITÓRIA QUE MAIS PARECE CASTIGO , TANTO AO VENCEDOR QUE TERÁ DE RESOLVER SEUS PRÓPRIOS ENGANOS QUANTO AOS SEUS SÚDITOS VENCIDOS , OS DO TABULEIRO DESENGANADO ...

SORTE BRASIL!

QUE A DEMOCRACIA, CIÊNCIA PLENA, SOBREVIVA, COM OU SEM IMPEACHMENT, QUE ALIÁS, É UMA FIGURA LEGÍTIMA DO DIREITO ADMINISTRATIVO DEMOCRÁTICO.