Cuidado pra não cair...

Meu Deus. Foi o que eu disse durante oito minutos inteiros da primeira vez que fui a um circo. Era incrível. Eu estava olhando para o centro do picadeiro, onde de maneira calma e singela, um malabarista estava se equilibrando acima de uma corda de aço a mais de 15 metros do chão.

Meus olhos giraram, minha boca ficou muito seca, um nó passou pela minha garganta. De fato eu estava com medo. Sabe a sensação do medo de uma coisa que você não esta fazendo, mas pensa em como seria se estivesse fazendo, essa sensação é incrível. A intenção do malabarista é de não cair e ficar lá encima, fazendo peripécias na corda bamba enquanto arrancava aplausos e suspiros da multidão enlouquecida. Inclusive de mim.

Já fazem mais de dez anos que eu fui ao circo pela primeira vez, e todas as vezes que eu vou, me deparo comigo mesmo sentido aquele mesmo medo. Eu peguei esse conceito pra minha vida e o dei para a vida de muitos que conheço. O conceito de equilíbrio na própria vida. Hoje eu sou um malabarista, mas, assim como na corda eu também tento fica em constante equilíbrio. Por diversas vezes, acontecem fatos na minha vida que, parecem que irão me fazer cair sem nem pestanejar. Sem nem me dar chance de Segurar e em algum lugar. Eu era um jovem sem limites e sem equilíbrio.

Um dos males da nossa vasta geração de jovens e adolescentes é com certeza a falta de limites em suas ações do quotidiano. Não há limites. Existe uma pretensão em esgotar as possibilidades do presente, como se de fato se soubesse que se vai morrer daqui a cinco minutos. O que é, de fato, impossível de saber. Não entendem o que significa a palavra: Limite e nem equilíbrio, e isso os transforma numa bomba relógio sem um contador. Geralmente sabemos onde essas bombas costumam explodir: Em nossa casa, nas ruas, em jogos, nas escolas, etc., etc. Mas eles, não têm culpa. São jovens e estão aprendendo a viver. A responsabilidade de que sem serão pelo resto da vida deles, é nossa.

É necessário que os pais, o governo e todo o agente de educação se esforcem para mudar essa situação. Os planejamentos devem ser feitos todos em longo prazo. Afinal, os jovens são o futuro e levarão nosso o nome da raça adiante. É necessário que aprendam ou pelo menos não se matarem e nem matar todos ao lado, sem, contudo ficarem silencio perante as más ações dos maléficos desse mundo. Sempre haverá mal para se combater e por isso e necessário que o bem se recomponha e fique firme durante este processo. O mal é nosso amigo mais intimo, já nascemos com ele colados ao peito.

Depois da decima vez que eu fui ao circo, para minha surpresa conseguiu falar com o Malabarista. Eu lhe perguntei o segredo para não cair e para se manter de pé enquanto tudo fica em constante desorientação.

Sua resposta foi: é fácil, é só fica se mexendo na direção que a corda bamba for, assim, seus pés se manterão em constante equilíbrio e você nunca vai cair. Equilíbrio é a solução. Para os malabaristas e para todos nós.

Rafael Noles Delacroix
Enviado por Rafael Noles Delacroix em 02/04/2015
Código do texto: T5192725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.