Pensamentos nº 39 – Da Série Vida e a morte

1) A vida é uma estrada que sempre está no começo, em qualquer idade, mas sem a busca do saber agora, continuaremos perdidos, como se cada dia fosse o crepúsculo, e não a aurora.

2) A vida sem fé é como uma fumaça que nos eleva para o alto, cada vez mais próximo do nada.

3) A morte de quem amamos merece a nossa lembrança de saudade, com a certeza de que é apenas cada etapa é um novo início, e não o final de toda a busca, como falou Zaratustra.

4) Quando ocorre a morte de quem amamos, o impacto do medo aumenta a nossa sensibilidade, mas somente quando há esperança do reencontro é que o amor sobrevive.

5) O ódio é inimigo da presença, e o amor é inimigo da distância. Portanto, o ideal da vida é manter-se na hora e local corretos.

6) Amar a vida é como olhar o mar, tendo a certeza da existência até onde a visão alcança, pois além disso, tudo é mistério.

7) Na vida, a autossuficiência é a cegueira da ignorância em frente do espelho da irracionalidade, por isso algumas pessoas que não precisam de ninguém, é porque também não existem.

8) Quem não sabe viver na claridade, será um eterno escravo das horas mortas e dos remédios de tarjas pretas.

9) A visão de vida e paz que os pássaros têm lá de cima não é a mesma que vemos daqui de baixo, por isso voe sempre com os pés no chão, para não pensar que é um passarinho.

10) A curiosidade é o combustível da vida do espião, mas não consegue resistir uma simples investigação sobre a morte.

11) Na vida, enquanto a alegria abre todas as portas, o ódio e a tristeza são como desculpas da morte, enferrujando o cadeado, para não deixar a felicidade entrar no coração.

12) Nunca julgue o seu irmão por atitudes piores que as suas, pois normalmente quem está nu, quando se olha no espelho, sempre pensa que está vestido e passa vergonha.

13) A morte não suporta encontrar quem ama a vida, por isso celebre cada dia com muita alegria, e não torça por vírus da morte, como fazem os incrédulos, fariseus e capetas coveiros.

14) Ninguém nasceu sabendo como é o fim do caminho, por isso aceite conselhos de quem já está lá frente e passou pelos buracos da estrada.

15) Infelizmente, as pessoas perdem mais tempo tentando explicar a morte, quando deveriam encontrar soluções para viver sem dar explicações.