ESTUPRO INTELECTUAL: O DOGMATISMO DE ALGUNS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

...muitos alunos do meio acadêmico ou mesmo aqueles que almejam entrar em curso universitário apresentam receio devido a imposição dogmática e crítica ferrenha, desvairada e infantil promovida por alguns professores que se intitulam senhores do saber.

Alunos, principalmente do meio religioso, maioria em nosso país, reclamam que muitos professores universitários e até mesmo de escola de base não respeitam a fé e a ideologia de vida deles. A busca do saber deve ser algo puro e respeitável, tendo consciência de que desta vida pouco sabemos, mesmo que tenhamos a maior bagagem humana possível.

Em certo momento, pude presencial um debate feio e desrespeitoso entre alunos da UEPB e um dado professor. Eles se digladiavam. Não dava pra perceber quem estava com a razão naquilo tudo. Acho que ninguém. Em seguida fui criticado por meu professor por não me posicionar, sendo um aluno acadêmico. Fui bem claro em minha crítica construtiva, depois de um tempo em silêncio: “Não estou aqui para mostrar que sou o senhor do universo e aquele que mais sabe entre vocês. Estou aqui para aprender comigo e com vocês. Precisamos respeitar a ideia, absurda ou não, do outro e pensa-la para tentar ver se há verdade naquilo que fora dito. Na busca do conhecimento é preciso apenas expor o que se pensa, colocar sua fé ou ideologia sobre a mesa e assim buscar, cada um a melhor verdade possível”. Certo é que o professor tendo sido tolo em outro momento, mostrou-se grande agora, concordando e continuando com o mesmo assunto, mas de forma diferente e equilibrada. Não adianta um líder universitário ser sabedor de grandes teorias se não for um homem sábio. Também um sábio e digno sem bagagem na área a que se propõe torna-se apenas um tolo governando um sua disciplina. Os falsos “mestres” estão interessados em serem reconhecidos por seus aspectos externos e suas manifestações “intelectuais”. Os verdadeiros estão interessados em mostrar a luz que há dentro deles e em promover evolução intelectual através de atos sábios.

O problema maior está em dar um veículo potente nas mãos de uma pessoa incapaz de conduzi-lo. Muitos professores universitários são extremamente conhecedores do que falam, com uma bagagem de conhecimento incrível, mas não tem sabedoria para governar tais conhecimentos. Por isso é importante na formação do profissional também formar o cidadão e a pessoa humana, coisa que poucas universidades fazem, preferindo expor em seus conteúdos disciplinas de pouca valia.

“Comportamentos sábios, éticos e respeitosos estimulam os bons sentimentos e as boa reflexões no universo do conhecimento.”

MAGNO HOLANDA