Passando pelo mundo

Viver é um passar pelo mundo, não é verdade?

Quando estamos fazendo alguma coisa não percebemos que estamos passando pelo mundo e, em muitos casos, não aproveitamos bem os momentos que ganhamos.

Viver é algo que difere entre as pessoas. Existem aqueles que vivem bem e aqueles que vivem mal. O pior não é só viver bem ou mal, o pior também é não ter explicações para uns que vivem bem e outros que vivem mal.

Já me fiz esse questionamento e acredito que você também tenha feito o mesmo questionamento e não sei se você achou resposta para sua dúvida.

Em muitas situações da nossa passagem aqui percebemos a diferença que existe neste mundo entre as pessoas e as demais coisas. Entretanto, com toda a sinceridade devida não nos esforçamos para tentarmos encontrar respostas para a diferença manifesta, qual seja: a raça humana, a condição financeira dos indivíduos, o intelecto que não é igual para todos, as oportunidades que são melhores para um e piores para outros, enfim, o nascimento num berço de ouro para uns e na estrebaria para outros. Até se verifica a diferença entre os seres quando esses mesmos são enterrados. Uns recebem a glória em sua despedida, outro, por outro lado, recebem o alívio por terem vivido uma vida dura cheia de dissabores.

Ademais, pensar em questão de Deus é uma coisa natural para nós porque buscamos soluções para problemas que excedem nossa capacidade de achar as soluções para eles. Vejam bem: suponhamos que seja Deus aquele que conceda o espírito( neste caso se você concordar que existe um espírito dentro de cada ser) a cada corpo. Chegamos a seguinte indagação: qual é o critério que Deus usa para permitir que um espírito habite um corpo e que outro espírito habite um outro corpo? Quero dizer que um espírito pode habitar um corpo saudável, de uma família rica enquanto o outro pode habitar um corpo insaldavel, de uma família pobre. Santo agostinho tentou até verificar a origem do espírito. Ele discutiu se o espírito é algo que já está formado antes do corpo ou é algo que se forma após a concepção do corpo. Além disso, ele dizia que o espírito cresce à medida que o corpo cresce também.

Nessa intrigante questão nós não sabemos qual é o critério de Deus para escolhas dos corpos em que habitaram os espíritos.

No entanto, isso parece ser decisivo para a vida de cada um. Reside aqui o futuro da humanidade.

Muitos vão dizer então, com certeza, se eu não tivesse nascido em uma família pobre não estaria passando tantas dificuldades assim. Outros falariam dessa forma: ainda bem que não nasci numa família pobre porque se não ficaria sem oportunidades que hoje tenho.

Mas, se não achamos com clareza o entendimento desse emaranhado de mistérios sobre o ser humano, devemos buscar passar por esse mundo pelo corpo que temos, ainda que este corpo esteja carregando um imenso fardo que a vida o atribuiu. Fardo para muitos é pesado. Quem já usou mochila sabe disso. Quando a mochila está cheia de objetos ela fica tão pesada de tal maneira que andamos com dificuldades. Não estamos mais livres, mas presos pela mochila que está pesando nossa vida, está trazendo dores, males que se a mochila não for esvaziada vamos chegar a um momento em que não conseguiremos mais prosseguir o nosso caminho.

Desse modo, pode-se dizer que nossas dificuldades trazem para nós um horrendo peso que temos que largar senão não conseguiremos prosseguir “normalmente” nossa vida.

Tente largar os pesos que porventura estão tirando nossa tranqüilidade. O peso da desesperança, o peso do ódio, o peso da inveja( neste caso, em especial, devemos nos comparar com nós mesmo para evitar qualquer tipo de inveja, já que vamos conhecer de fato pessoas mais bonitas, pessoas mais bem colocadas no mercado de trabalho, enfim, pessoas que possuem muitas características melhores que as nossa. O legal aqui é a comparação que fazemos com nós mesmos em que procuramos saber quem éramos outrora para vermos se houve mudanças positivas em nossa vida, quem somos hoje e quem seremos amanhã). Devemos tirar todos os pesos ruins que invariavelmente tem nos atormentado e nos enfraquecido.

Ao entrar para a academia de ginástica, num primeiro momento, não conseguimos levantar muito peso. Estamos fracos porque nunca, talvez, freqüentamos academia. Todavia, com o passar do tempo ficamos mais fortes para levantarmos pesos ainda maiores. De modo que já não somos os mesmos que entramos: fracos.

Na vida, isso acontece conosco também. Enfrentamos as atividades diárias, grosso modo, sem muita força. Mas quando o tempo vai passando vamos ficando com mais vigor para enfrentar tais situações. Somos impelidos a lutar para vencermos qualquer barreira. Os pesos vão ficando mais leves porque já temos forças suficientes para carregá-los.

Por tudo isso, pensemos positivamente que passaremos pelo mundo perfeitamente.

É claro que vai haver muitas lutas, no entanto venceremos porque já saberemos que poderemos carregar os pesos da vida porque desenvolvemos uma musculatura forte de tanto carregar pesos de vários tamanhos.

Filósofo místico
Enviado por Filósofo místico em 09/06/2007
Código do texto: T519636