Sobre a beleza

A aparência é um fator que gera muita distorção da percepção de valor, quando classificamos algo como belo ou feio, crendo ser uma opinião pessoal, ignorando toda uma construção social sobre "beleza".

A mídia, com seu modelo de beleza eurocêntrico, que varia de tons de branco, cabelos com variações de lisos e leve anelados grita muitos padrões.

Dizem que o cabelo cacheado natural estar entrando na moda, mas a industria percebeu que a libertação de alisantes gerou um publico que hidrata seus cachos com misturas caseiras e naturais (abacate, azeite e afins), e a troca de grupos que retomam a suas origens (naturais) grita uma emancipação da escravidão de produtos de beleza. Daí esse novo conceito do "cacheado natural moda", mas compreenda que não se torna belo padrão, mas belo natural/exótico, um "desviante admirável", importante ressaltar que a negra se torna "morena" para não gritar que ser negro é admirável, o máximo que cabe é algo do étnico sendo valorizado...

A beleza, em nossa sociedade, é um encontro da industria cosmética, plástica, de moda que cria padrões os quais vários indivíduos passarão a perseguir, incansavelmente, o alcance de determinado patamar, e ignorar o quão fútil é tudo isso. Quantos embustes de "padrão corporativo", "perfil esperado", "roupa adequada" não escondem um padrão no qual o alinhamento de cabelos e silhueta cria determinadas expectativas em alguns contextos,um exemplo de executiva dos cabelos alinhados, seja como for onde cabe um crespo, um black, um turbante, cabe o coque, o rabo de cavalo baixo com fios impecáveis.

O padrão nosso de cada dia não oprime apenas mulheres, mas homens, crianças, e tudo gira em torno de uma lógica cruel em que a critica à aparência culmina em uma critica no valor do ser, você não parece legal se não está no padrão. Excluir por motivos ignóbeis é a moda de uma sociedade que vomita discursos de inclusão, mas que em seu egoísmo cotidiano não cabe condescendência aos diferentes...

"Aparentamos" ter mais intelecto que temos demonstrando como raça, sociedade, nação, grupos e indivíduos. A percepção distorcida da realidade, fruto de luzes e flashes, tem nos colocado em uma delicada situação confusa, em que expomos o que não somos, ostentamos o que não temos e fugimos de contato direto com o outro, gostamos da foto, da rede social sem contato direto para fugir da critica ao que somos na vida real... E sentados no sofá criticamos o mundo, a vida, a politica, a aparência dos outros, ditamos que famosos sem vestem bem ou mal...

Tente um exercício simples: "de onde vem esse pensamento de crítica ao outro?", autoanalise, autopercepção e termine com desconstrução.

Viver e deixar viver, buscar o proposito real da vida, vínculos, cooperação e construção de uma sociedade com valores mais elevados é o objetivo de sua existência, não se permitir se diluir na superfície da vida, tratar superficialidades com o rigor que merecem: questão indigna de valor, é uma atitude madura.

A beleza é um conceito que várias pelos tempos, mas o valor que damos às pessoas não pode se basear neste vago conceito. Atração não é o que move o mundo, e sim afinidades, vinculos, almas e não apenas corpos.

Sera que um dia veremos nossa humanidade ir além da superfície?

T Sophie
Enviado por T Sophie em 16/04/2015
Código do texto: T5209863
Classificação de conteúdo: seguro