Errar é humano, mas também divino

Errar é humano, mas permanecer no erro é subumano.

Todos os seres humanos erram diariamente.

Erramos por omissão ou por comissão. Omissão ocorre quando deixamos de fazer algo que deveria ser feito. Já comissão ocorre quando fazemos algo que não deveria ser feito.

O que não é permitido, em hipótese alguma, é continuar no erro. Mas é natural continuar no erro até porque errar é bom. Digamos que você receba uma propina mensalmente vinda de algum esquema que você participe. Não é ético nem é certo ganhar essa propina, no entanto é ótimo receber esse dinheiro, pois com ele você pode fazer muita coisa, pode comprar objetos, pode realizar desejos e buscar prazeres da vida que só o dinheiro compra.

Deus também erra! Aliás, foi Deus quem errou primeiro. Segundo a nossa tradição religiosa, a crença no sobrenatural não pode ser ingênua. Acredita-se que foi um Deus quem criou esse mundo, podemos dizer que foi o mesmo Deus que errou primeiro. Foi Ele quem criou o mundo e, se o mundo é desse jeito, errado, é por causa de Deus.

Deus deve ter criado o mundo sabedor que este mundo seria um mundo de toda a sorte de erros. Não podemos nos iludir com as belezas desta terra que não são belezas. Naturalmente que Deus já sabia que o que Ele criaria seria um mundo tenebroso, violento, mas mesmo assim Ele o fez.

Não sabemos ao certo qual foi o propósito de Deus ter criado essa terra de pandora. Acredito que nem Ele mesmo sabe, porque senão não teria criado o mundo.

Ainda assim, as religiões advogam que os habitantes dessa terra ainda sofrerão penas nas vidas futuras: purgatório, inferno, mundos superiores ou inferiores e etc.

Pode-se dizer, de fato, que não se pode afirmar algo sobre a criação de Deus. Ele um dia dará resposta para suas próprias indagações que acredito que não são nossas.

Deus erra sim senhores porque se o mundo em que vivemos é um mundo de expiação, foi culpa de Deus, da sua criação.

Até hoje podemos dizer que Deus erra. Não estamos aqui brincando de dizer que Deus erra. Nem também estamos aqui querendo afirmar que Ele não continua errando.

Ele continua errando porque não terminou com esse mundo cheio de problemas negativos.

O dia em que Deus tomar a decisão de acabar com o mundo Ele, com isso, acabará de errar.

Não terá mais erro algum quando parar de existir tudo isso em nossa volta.

O homem, como sabemos, é um errante desde o nascimento. Quando cresce não é mais errante, mas a própria manifestação do erro em pessoa. Para o homem errar já é algo muito natural. Ele até erra sem perceber.

Assim, Deus e o homem continuarão a errar ad eterno até quando existirem o homem e o mundo.

Filósofo místico
Enviado por Filósofo místico em 11/06/2007
Código do texto: T522634