Ter mãe. Ser mãe

Ser mãe é mágico e não me refiro apenas ao dom de gerar, mas também e principalmente à capacidade de abrir espaço para outro alguém. É a capacidade de multiplicar as horas, de ampliar horizontes, de ver além do que os olhos conseguem. Ter mãe é poder olhar para trás e encontrar-se, ter mãe é ter um lugar, mesmo sob o céu aberto. Ter mãe e ser mãe desafia as leis da natureza, do preestabelecido, de todas as programações. Ser mãe e ter mãe é descobrir-se mais forte do que se pensava e mais frágil do que se poderia imaginar. Ter mãe é ser parte de uma história, ser mãe é necessariamente ter os olhos no futuro. Ter mãe é ser levado pela mão, caminhar lado a lado e é amparar. Ser mãe é carregar no ventre e no coração, no colo e na alma. Ter mãe é não entender quando ela nos diz não, ser mãe é contar até dez quando um filho não entende o não que dizemos. Ter mãe é olhar e ver nos olhos dela o mal disfarçado orgulho por nossas conquistas. Ser mãe é sentir o coração explodindo no peito pelos feitos de nosso filho. Ser mãe é mais que amamentar, é nutrir de recursos para a leitura do mundo. Ter mãe é mais que carregar o mesmo DNA, é carregar exemplos.

Ter mãe e ser mãe é encontrar-se no ponto exato onde a vida se transforma, onde tudo faz sentido, mesmo que não se compreenda palavra alguma. É tecer redes, construir abrigos, iluminar ajudando a caminhada, silenciar para ouvir, tentar de novo e mais uma vez. Observar com ternura, amar com firmeza, sustentar quando o vento sopra e a tempestade cai. É jogar conversa fora, admirando as mesmas belezas ou dançando alegrias diferentes.

É a vida se recriando, muitas vezes do nada.

FELIZ DIA DAS MÃES.

Sorocaba, 10 de maio de 2015.

Raquel DPires
Enviado por Raquel DPires em 09/05/2015
Código do texto: T5235634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.