Anúncio aos místicos

Não sou místico, mas acabo de me deparar com algo estranho e que não consigo comprender claramente, e que se assemelha a certas expectativas alardeadas por muitos míticos. Trata-se de uma conclusão científica, decorrente da teoria da evolução, que exporei resumidamente a seguir. A mesma ideia está apresentada mais detalhadamente em:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5285579

resumirei o que expus ali.

O processo de seleção natural vem tornando a vida cada vez mais complexa.

De quando em quando, ao longo das eras, surgem inovações extraordinárias capazes de levar a vida a novos patamares evolutivos. Tais revoluções aceleram fortemente o processo evolutivo e a acumulação de complexidade.

Essa aceleração tremenda, tem dado mostras de prosseguir indefinidamente, assim, no passado, foram necessários bilhões de anos para o surgimento da vida, milhões para que os seres superassem a complexidade de unicelulares, outros milhões para o surgimento da linguagem e milhares até o surgimento de máquinas replicadoras; máquinas capazes de produzir e aperfeiçoar máquinas similares a si mesmas.

Estamos nessa fronteira, a um passo do surgimento de máquinas capazes de projetar e construir máquinas mais avançadas que elas próprias, capazes, elas também, de gerar outras máquinas ainda mais complexas e aperfeiçoadas. Não há limites para esse processo que se tornará cada vez mais rápido. Hoje são necessários meses para a criação de novos computadores mais aperfeiçoados que os antigos, logo serão dias, depois minutos.

Os computadores serão miniaturizados a extremos; eles construirão seus próprios descendentes, autonomamente. Evoluirão em uma velocidade sem precedentes. Levarão meses para adquirir a mesma complexidade que os seres vivos gastaram milhões de anos para atingir. Levarão, talvez, uma década, para se superarem, criando algo inimaginável que eleve o patamar evolutivo a cimos ainda mais elevados. Tais seres engendrarão outros ainda mais complexos em meses, apenas. Depois, em dias, virão outros, e mais outros, logo, em minutos. Haverá, suspeito, um momento de intensa criação, algo estranho e que não consigo entender, provavelmente excessivamente luminoso. A partir daí, para mim, o tempo perde o sentido, e nada mais consigo vislumbrar.