O poder da nossa mente

Já repararam como nosso cérebro cria realidades? Temos uma máquina de criar realidades dentro de nossos crânios e quase ninguém se dá conta disso por ser uma coisa muito corriqueira. Vou dar uns exemplos. Os esquizofrênicos vêm coisas que pessoas normais não veriam e ouvem vozes que normalmente não ouvimos, ou será que existem e grande parte de nós não somos capazes de captar o que eles captam? Pessoas que têm fobias em excesso pintam o mundo de uma forma muito perigosa, onde tudo e qualquer coisa é um perigo em potencial a ponto de se fecharem tanto dentro de si próprios que não crescem, vivem dentro de uma "casca de ovo" e não conseguem sair de dentro desse mundo, acreditando que o mundo fora dessa "casca de ovo" seja perigoso demais pra elas. Dentre vários outros exemplos de realidades que podemos criar. Se formos pessimistas, somente encontraremos problemas, se formos otimistas procuraremos soluções para todos os problemas por mais tempo que leve, por isso paciência é a grande virtude. Nossa mente tem o poder de mudar o mundo pra melhor ou pior, tenham certeza disso. Se começarmos a pintar um mundo melhor dentro de nossas cabeças, começaremos a agir de forma que o que foi idealizado aconteça. Tudo acontece de acordo com o que nossa imaginação manda, primeiro se pensa, depois se age... Tudo na vida é assim. A música mais verdadeira que conheço nesse sentido é uma do John Lennon e se chama Imagine. Mas para mudar o mundo, temos que primeiro mudar dentro de cada um de nós para melhor. Não adianta uma pessoa só idealizando esse mundo melhor, e sim a união de várias mentes que queiram construir essa realidade.

Para lidar com esse poder da mente, temos que ter muita responsabilidade para que possamos criar uma realidade que funcione para todos nós de forma equilibrada e não criar realidades egoístas, somos parte de uma coisa só, viemos de um mesmo lugar, somos todos irmãos, e por isso temos que ser cooperativos para que possamos chegar ao equilíbrio. O egoísmo faz de todo esse sistema em que vivemos auto-destrutivo. Prestem atenção no que acontece à nossa volta, os que governam não distribuem, centralizam e espalham miséria e em nossas vidas mesmo dentro de casa deparamos com situações egoístas. Grande parte das pessoas só pensam nelas mesmas e disputam tudo ao invés de dividir e pensar no bem comum. Notamos nosso egoísmo até quando olhamos pra aquele tanto de roupas velhas que nem usamos e temos uma dó de jogar fora e dar aos que realmente precisam, seguramos nossas velharias por mais inúteis que sejam pra nós... E olha o que acontece com os recursos naturais do planeta devido a esse egoísmo, grande parte deles de acordo com estudos estão ficando cada vez mais escassos, inclusive a água, achamos que a água que chega aos nossos canos é nossa e não de todos e a desperdiçamos com uma facilidade danada. Todo esse tempo vivemos dormindo, confesso, tmb nunca tinha parado pra pensar nesse sentido da forma que estou pensando agora, mas sinto que tenho que mudar também, aprendi muito e vejo que ainda tenho muito o que aprender e o caminho é longo. Quando nos damos ao luxo de dizer que já sabemos de tudo, a vida vem e te dá uma porrada e mostra o tanto que estava sendo ignorante.

Que realidade querem criar a partir de hoje?

PS: Texto de 2007, resgatado por um amigo meu. Obrigado Sergio Maurício!