LEITORES QUE AMAM LER O QUE NÃO VALE A PENA SER ESCRITO

Meus artigos foram muito lidos no recanto das letras em tempos passados. Um deles, a Roma Atual, ultrapassou a 16.000 leituras e foi um dos mais comentados. A maioria dos comentários, porém, foram críticas batendo com as duas mãos. Entretanto, nenhuma delas foi apagada, para que os leitores tenham acesso também ao contraditório. Outros escritos ultrapassaram a 11.000, 9.000, 7.000 e cinco mil leituras.

Diferente dos tempos passados, hoje muito do que posto no Recanto das Letras não recebe nem duas visitas e os mais lidos recebem 20, ou até 70. A intolerância das pessoas à menor sugestão de que seguem caminhos de ruína está atingindo o nível máximo e assim vou me tornando tão impopular que até meus leitores mais simpáticos vão desistindo aos poucos dos meus escritos.

Isso é andar na contramão do mundo. Mas estou satisfeito com essa rejeição, pois ela indica que me esforço contra a onda que está levando o mundo à ruína; a onda dos que fazem e dizem só o que bem remunera.

Tirei meu primeiro livro, Os Meninos da Guerra, do editor que queria beneficiar-me tornando-o vendável, mas cortando o que eu achava importante dizer para os leitores e que pode mudar a visão das pessoas em relação a raças, direitos dos seres humanos, liberdade de pensamento e de expressão, etc.. Mas eu não escreveria um livro pelo simples benefício próprio, mas pelo que eu queria dizer às pessoas. Se esses escritos beneficiassem as pessoas (que é o que se espera de algo que se adquire), isso já seria o meu benefício. Mas, se mais algum benefício redundasse desse, daí seria bem-vindo pois teria alcançado a razão primordial de uma mensagem, que é informar e não remunerar. Quero dizer que não deixaria de escrever o livro e tentar publicá-lo por imaginar que ele pudesse não me trazer benefícios financeiros. Então publiquei livros impopulares, que pouco venderam, mas as pessoas que os leram ficaram sabendo do que os aduladores não mais dizem porque não vende, porque não dá audiência.

Fiz algum sucesso como escritor quando dizia as coisas por dizer. Entretanto, sempre achei uma perda de tempo escrever o que não significa nada, o que não pode mudar a maneira das pessoas de verem umas as outras.

Wilson do Amaral

A ROMA ATUAL - http://www.recantodasletras.com.br/mensagensreligios…/303586

RECANTO DAS LETRAS - http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php…