Como salvar o Mundo.

Fundação moral (base familiar)

Ao educarmos nossos filhos, enfrentamos as maiores dificuldades no momento de transmitir-lhes os conceitos do certo e errado. Devido a uma defasagem temporal por volta de 20 anos, basta olharmos para trás e vermos o quanto o mundo mudou neste período, todas as novidades que hoje estão em nossos lares, há uma década atrás não existiam. Então, como ensinar-lhes a controlar uma coisa que não tivemos que lidar com ela?

A explosão das informações, devida as redes sociais e o uso cada vez maior da internet, jogou nossos filhos em diversos mundos que se quer sabíamos que existiam, e então, como fazer com que os filhos nos ouçam e sigam nossos conselhos?

Não há receitas, ou se preferirem, a receita ou manual, é tão básico que nos esquecemos da sua existência e importância, embora para colocá-lo em prática, e necessário termos um comportamento reto, ou seja, devemos ser exemplos 24 horas por dia. Mas, não basta apenas dar o exemplo, pois estamos lidando com seres que estão em desenvolvimento, e muitos adultos não conseguem ter um comportamento reto, que dirá um adolescente. Se faz necessário então dar os limites necessários, ou seja, criar cercas virtuais, onde cada adolescente terá o conhecimento que, a partir daquele limite, estará trilhando estradas perigosas e cheias de armadilhas.

Estas “cercas”, deverão ser colocadas nos lugares e momentos adequados, para não limitarmos a personalidade, dai vem o cuidado e a sensibilidade do instante de sua aplicação.

Os velhos conselhos, ainda sim, deverão estar sempre presentes, pois o mundo pode ter evoluído em termos tecnológicos, mas no campo emocional, de uma maneira geral o homem têm involuído, com aumento da violência, intolerância e a volta da perseguição de religiosos.

Nosso mestre Jesus, nos deixou a maior lição, onde todo processo humano passa pela caridade, que o amor e a humildade devem estar sempre presentes em todas as relações humanas. Nossos filhos num tempo muito curto serão os adultos de amanhã, e caberão a eles empregar todo ensinamento adquirido. A única forma de salvarmos o mundo, é a de deixarmos filhos comprometidos com a evolução espiritual.

RRSabioni
Enviado por RRSabioni em 14/07/2015
Reeditado em 21/12/2021
Código do texto: T5310451
Classificação de conteúdo: seguro