Competir ou cooperar?

Algumas pessoas adotam o ideal de que a vida é uma competição eterna. Eles sempre se comparam aos outros em tudo, e se iludem que se forem os melhores em algo serão mais felizes.

Uma consequência deste pensamento é justamente uma infelicidade constante, pois sempre haverá alguém com melhor status em qualquer quesito analisável.

Talvez por isto as pessoas que preferem encarar a vida cooperativamente consigam se realizar com maior frequência. Qualquer ato em prol da comunidade já traz um benefício imediato, um sentimento confortável em meio a tudo que há de áspero em nosso comportamento social.

Quem encara a vida isentando a competição de si, quando vê na rede social um amigo fazendo uma bela viagem, pegando uma onda boa, ou realizando qualquer outra conquista, pode aproveitá-la em menor escala, à distância, ficar contagiado pela alegria alheia. É isso que chamam de empatia.

Já quem vive competindo acha que é ostentação dos outros, depois vai tentar tirar uma foto melhor pra não se sentir por baixo. Patético.

Ricardo Selva
Enviado por Ricardo Selva em 15/07/2015
Código do texto: T5312395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.